Eden?? Mais uma da VIA ;-)

Por:
Eden?? Mais uma da VIA ;-)

Depois das placas mini-iTX anunciadas a algumas semanas a Via divulgou uma plataforma ainda mais integrada, batizada de Eden.

A diferença básica entre as duas é que enquanto as placas mini-iTX são uma plataforma aberta, destinada a PCs de baixo custo baseados nos processadores C3 da Via, o Eden tem o como objetivo ser uma plataforma ainda mais integrada, destinada a Roteadores, Internet Appliances, incluindo Webpads e terminais de acesso além de video-games. A plataforma pode servir também como mais uma opção de PCs baixo custo.

Na verdade, as características não são muito diferentes das do mini-iTX. Uma placa mãe ultra integrada, com vídeo, som, rede e o que mais for necessário onboard e um único slot PCI para expansão.

gdh1Eden 1400

gdh2Eden 1500

O marketing da Via novamente se baseia no baixo custo e no baixo consumo elétrico do conjunto. A placa Eden 1400 por exemplo consome menos de 6 Watts, mas menos de 6 Watts para todo o conjunto, processador, chipset, toda a parafernália integrada e outros componentes da placa mãe, o que é pouco mais do que consome uma TV de 20 polegadas em standby.

A plataforma Eden é dividida em duas famílias, a Eden 1000 e a Eden 2000, com três opções de processadores, o ESP4000, ESP5000 e ESP6000, com um total de 6 produtos.

A família 1000 inclui o Eden VE1400 (com o processador ESP4000), Eden VE1500 (ESP5000) e Eden VE1600 (ESP6000). A família 2000 por sua vez inclui o Eden VE2400 (ESP4000), Eden VE2500 (ESP5000) e Eden VE2600 (ESP6000).

Apesar dos nomes diferentes, os processadores nada mais são do que processadores C3 com encapsulamento EBGA, um formato onde o processador é soldado na placa mãe ao invés de ser encaixado para cortar custos. A VIA não divulgou as frequências de operação dos processadores, mas sabe-se que os ESP4000 e ESP5000 são baseados no core Samuel II enquanto o ESP6000 é baseado no core Erza. Em todos os três casos os processadores utilizam o LongHaul, um sistema de gerenciamento de energia bastante agressivo, inspirado no LongRun dos processadores Crusoé para conseguir apresentar um consumo elétrico tão baixo. Só para completar, nenhum dos três processadores precisa de cooler, o que é exaustivamente citado na apresentação da VIA.

Vale lembrar que os 6 Watts são para o Eden 1400, a versão mais simples, e mesmo assim apenas para a placa e processador. Ao incluir um pente de memória RAM e, uma fonte de 60 Watts e um HD de 5400 RPM, o consumo total do conjunto subiria para algo em torno de 29 Watts (5 Watts para o pente de memória, 15 Watts para o HD e 3 Watts perdidos na fonte).

Apesar de não trazer nada realmente novo, este lançamento reforça três tendências da indústria que venho enfatizando a tempos: a integração cada vez maior dos componentes, o desenvolvimento de plataformas integradas e de baixo custo e o enorme, gigantesco anseio dos fabricantes de chips em conseguir incluir PCs em todo tipo de eletrodoméstico de modo a conseguir manter os índices de crescimento do setor.

Falando nisso, além das fotos a VIA divulgou também um vídeo promocional que mostra homens das cavernas usando um PC atual para se aquecer ao invés de fogo e depois um Geek vestido de preto acocorado no meio do mato usando um Eden. Vale dar uma olhada só pra descontrair… 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X