Tire suas Dúvidas sobre Instalação do Windows 2000 ou NT

Por:

Tanto o Windows 2000 quanto o Windows NT são baseados no mesmo núcleo básico, que garante uma estabilidade muito maior do a do Ruindows 98. A algum tempo eu havia enviado algumas dicas sobre as vantagens e limitações do Windows 2000. A dica de hoje é sobre a instalação tanto do Windows 2000 quanto do NT, que por suas peculiaridades são fontes de várias dúvidas.

Em primeiro lugar, existe a opção de manter o Windows 95 ou 98 instalado, instalando o Windows 2000 ou NT em Dual Boot. A segunda opção seria instalar o Windows 2000 do zero, abandonando definitivamente o Windows 98.

O primeiro problema é o fato de cada sistema operacional suportar um sistema de arquivos diferente. O Windows 98 suporta apenas partições em Fat 16 ou Fat 32, o Windows NT suporta apenas partições em Fat 16 ou NTFS, enquanto o Windows 2000 é o único sistema compatível com os três sistemas de arquivo.

A Fat 16 é o sistema de arquivos mais antigo, usado desde o DOS, que permite criar partições de no máximo 2 GB e desperdiça muito espaço em disco, devido a usar clusters de 32 KB. A Fat 32 já é um sistema mais avançado, que permite criar partições maiores e usa clusters de 4 KB, o que diminui a quantidade de espaço desperdiçado.

O NTFS por sua vez é dos três o mais avançado, mas traz a desvantagem de ser suportado apenas pelo Windows 2000 ou NT. As principais vantagens são o suporte a partições de até 16 hexabytes (16.000.000 de Gigabytes) com clusters de apenas 512 bytes e os recursos de compactar arquivos ou pastas individualmente, e de encriptar arquivos ou pastas, para que mais ninguém além do dono tenha acesso (este último só existe no Windows 2000). Fora isso, o NTFS oferece a vantagem de ser um sistema muito mais seguro, não acontece do HD perder a FAT do nada, por exemplo


Windows 98 + 2000

Se você pretende manter o Windows 98 e o 2000 em dual boot, então o melhor será criar uma partição em Fat 32 onde será instalado o Windows 98, deixando o restante do disco sem uso. Execute o programa de Instalação do Windows 2000 a partir do Windows 98, e responda que quer instalar uma cópia limpa quando perguntado.

Durante o começo da Instalação, aparecerá um utilitário em texto que perguntará em qual partição você deseja instalar o Windows 2000. Crie uma partição em NTFS usando o restante do disco e instale o Windows 2000 nela. Você pode instalar o Windows 2000 na mesma partição do Windows 98 se quiser, mas partições separadas deixarão tudo mais organizado.

Como disse, o Windows 98 não acessa partições em NTFS, mas você encontrará um utilitário que adiciona o suporte na área de Download do site. https://www.hardware.com.br/download

Se estiver com dúvidas sobre o particionamento do disco, consulte o tutorial sobre formação e particionamento: https://www.hardware.com.br/Tutoriais/021/

Windows 98 + NT

Apesar do Windows NT oferecer bem menos recursos que o Windows 2000, com destaque para a falta de suporte a plug-and-play, ele tem a vantagem de ser mais leve que o Windows 2000, podendo ser rodado com uma boa performance em micros com apartir de 48 MB de memória, enquanto no Windows 2000 o ideal seriam pelo menos 96 MB. Apesar das limitações, o NT é tão estável quanto o Windows 2000.

Se a idéia é manter o Windows 98 e o Windows NT em dual boot, o procedimento é parecido com o anterior, a excessão é que a primeira partição deverá ser obrigatoriamente Fat 16, já que o Windows NT não suporta Fat 32. Existe um programa para acessar partições Fat 32 apartir do Windows NT, que está disponível na sessão de download do site, mas ele serve apenas para leitura, não permitindo que se instale o NT sobre uma partição Fat 32.

Crie uma partição Fat 16, instale o Windows 98, execute o programa de instalação do NT partir do Win 98 e durante a Instalação do NT crie a partição NTFS onde ele será instalado.

O Windows NT tem mais uma limitação, o fato da primeira partição NTFS, onde o NT será instalado, não poder ter mais que 4 GB. Você pode criar outras partições NTFS do tamanho que quiser, mas existe essa limitação quanto à primeira. No Windows 2000 esse problema já foi corrigido.

Instalar o Windows 2000 do zero

Para instalar o Windows 2000 ou NT do zero, o mais prático é dar boot diretamente a partir do CD-ROM. Para isto basta procurar no Setup a opção “Boot Sequence”, colocando “CD-ROM” como a primeira opção. Esta é a opção de instalação mais simples e rápida;

A maioria dos micros apartir do Pentium possui suporte a este recurso, mas caso você não consiga inicializar direto do CD-ROM, restará como opção criar os disquetes de instalação.

Inicialize o micro usando um disquete de boot do Windows 98 e abra o CD-ROM do Windows 2000. Pelo DOS, execute o arquivo Makeboot.exe, que está no diretório bootdisk. No Windows NT abra o diretório i386 e execute o comando “winnt.exe /ox” . No Windows 2000 são usados 4 disquetes e no NT são usados três.

Em seguida dê boot através dos disquetes gerados. Note que usando os disquetes a primeira etapa da instalação demorará muito mais.

Ao contrário do que faria se estivesse instalando o Windows 95/98, você não precisa particionar o disco usando o FDISK, pois poderá fazer isso durante a instalação do sistema.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X