A missão do Ubuntu, além de ser um sistema para todos, também é de ser um sistema de fácil utilização por parte do usuário, e cumpre praticamente todo este seu objetivo, mas por ser uma distribuição internacional, esbarra em alguns aspectos legais que a impedem de funcionar com toda sua potencialidade.
Resolvi dar uma resumo de algumas dicas e facilidades para que o usuário aproveite ao máximo sua distribuição Ubuntu. Algumas dicas mais úteis e outras menos úteis, dependendo do uso. Eu usei o Ubuntu 7.10, mas pode ser aplicado ao 7.04 também.
Para se instalar estes programas pode-se recorrer ao Adicionar ou Remover Aplicações no menu “Aplicações”, ao Synaptic no menu “Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic” ou também ao ao Terminal (Comando texto) que está no terminal dentro de Aplicativos -> Acessórios -> Terminal.
Há também o Automatix que automatiza várias instalações de determinados pacotes.
Vou dando exemplos durante as dicas.
Importante: Antes de mais nada rode apt-get update
Como usuário root, no comando su ou sudo, deve-se atualizar os sites repositórios de programas do seu computador para que eles sempre estejam atualizados na busca de novos programas ou atualizações.
Não é dica, mas princípio para qualquer atividade de atualização e instalação de pacotes
Usa-se o comando apt-get update, como abaixo descrito:
Se você estiver utilizando o Synaptic,basta clicar em Recarregar que ele atualiza a lista de pacotes.
Diz-se que para aplicativos mais “complexos” ou “completos” usa-se o synaptic, mas é questão de gosto eu acho.
1ª) Pacote ubuntu-restricted-extras (java e fontes Windows).
Pacotes com restrição de uso para o Ubuntu (pacotes proprietários)
Este pacote instala a última versão de java e fontes windows para seu computador, dentre outras utilidades não permitidas em determinados países
ou pelo modo gráfico como em:
Este pacote atualiza também o Codificador MP3 Lame, que permite manipular arquivos mp3, seja para gravar ou copiar (ripar). É sempre bom tê-lo instalado em seu computador.
Por via das dúvidas, execute também:
2ª) Partições NTFS
Se você ainda utiliza Windows com partições NTFS, faz-se necessário configurar estas partições do seu HD para que você possa ler escrever / gravar nelas, caso contrário você terá que utilizar algum outro tipo de programa.
Instale os pacotes ntfs-3g e ntfsconfig através dos comandos
ou pelo modo gráfico no Synaptic
Procura-se o pacote ntfs, seleciona-se os 2 como mostrado abaixo e aplica.
Depois deste comando configure na barra de ferramentas a aplicação para ativar o suporte a leitura e escrita.
3ª) Tocador multimídia Mplayer
É sempre o melhor tocador e plugin de multimídia no linux, que te permite além de reproduzir quase qual qualquer arquivo de multimídia, seja áudio ou vídeo também permite através de seu plugin, que você o veja através da página de internet.
4ª) Pré visualizar arquivos de áudio
Pacote mpg123
Este aplicativo faz com que você possa “pré-visualizar” arquivos de som dentro do seu navegador de arquivos, sem que seja necessário abrí-los com algum aplicativo.
Basta pousar o ponteiro do mouse em cima do arquivo que ele já começa a tocar.
5ª) Automatix
Este pacote automatiza a instalação de vários programas de uma maneira gráfica e age separadamente ao apt-get, facilitando a instalação de por exemplo:
Google Earth, xDVDShrink, VMWare, Brasero (queimador de Cds e DVDs), clientes de e-mail, outros browsers de internet como Opera e SwiftFox, ferramentas de programação e muito mais.
Para instalar o Automatix basta acessar o site do Automatix em http://www.getautomatix.com/wiki/index.php?title=Installation#Ubuntu_7.04_.28Feisty_i386.29
e ver qual a sua instalação correspondente.
O pacote está em .deb, e portanto deve ser instalado via linha de comando como no exemplo abaixo:
http://www.getautomatix.com/apt/dists/gutsy/main/binary-i386/automatix2_2.0.5-7.10gutsy_i386.deb
para instalar o aplicativo basta digitar
Depois disto o aplicativo fica disponível em “Aplicações -> Ferramentas de Sistema -> Automatix”.
6ª) Centro de Controle, o Painel de Controle do Gnome Ubuntu
Se você usou muito Windows ou sente falta de um Painel de Controle que comanda e configura praticamente toda sua máquina, é estranho não achar isto no Ubuntu, pois as ações estão fragmentadas na barra de ferramentas.
Porém você tem este aplicativo disponível no comando gnome-control-center
que pode ser acessado via comando no terminal
ou Alt+F2
ou configurado como atalho gráfico no Desktop em “Lançador de Aplicativos” como mostrado abaixo.
7º) Instalar o Amsn 0.97
Apesar do excelente aplicativo Pidgin, ou antigo Gaim, o Amsn é um aplicativo familiar a muitas pessoas que vieram do MSN e seus derivados (preferido por quem ainda usa Windows), portanto respeitando a vontade de muitos, segue um tutorial sucinto para a instalação deste aplicativo.
Hoje ele é encontrado em pacote auto-instalável chamado “package”, mas precisa de um pequeno ajuste antes.
Instalar as bibliotecas tk e tcl necessárias para o funcionamento do Amsn e instalar o pacote.
se for utilizar o pacote para tcl8.4:
se for utilizar o pacote tcl85
Último preparo antes da instalação é tornar o arquivo executável, graficamente em “Propriedades” do arquivo ou no comando texto:
Depois disto simplesmente clique em cima do pacote que a auto-instalação ocorrerá sem problemas.
8ª) Gnome Art
Este aplicativo tem por objetivo facilitar a instalação de temas e ícones da área gráfica do seu gnome onde você pode alterar os papéis de parede, splash do ambiente, temas das janelas, dentre outros.
Basicamente eles derivam do site http://art.gnome.org/ e automatizam esta tarefa.
Para instalá-lo você pode usar o comando:
Rode o aplicativo no painel em “Sistema -> Preferências -> Art Manager, escolha a categoria que quer alterar, baixe o tema e instale.
9ª) Papéis de Parede em Slide-Show
Pacote wallpaper-tray
Para quem vem do KDE e sente falta de um gerenciador de show de slides para papel de parede, eis aqui um aplicativo que supre esta deficiência. É o wallpaper-tray que pode ser instalado também pela linha de comando:
Depois de instalado, você encontra o atalho do aplicativo na barra de ferramentas em “Aplicações -> Gráficos-> Wallpaper-Tray”.
Nele você configura a pasta onde estão as imagens a serem postas em slide-show e o tempo de duração.
Para que este aplicativo (wallpaper-tray) sempre seja carregado no seu ambiente, você deve configurá-lo em “Sistema -> Preferências -> Sessões” como mostrado na figura abaixo:
Para que este aplicativo (wallpaper-tray) sempre seja carregado no seu ambiente, você deve configurá-lo em “Sistema -> Preferências -> Sessões” como mostrado na figura abaixo:
10ª) Webcam
Existem vários aplicativos para webcam, porém selecionei um que além de possibilitar tirar fotos e fazer vídeos, permite também distorcê-las para as tornar mais divertidas.
A página do aplicativo é esta aqui:
E e stas são as versões para os diferentes tipos de Ubuntu:
Ubuntu Gutsy (7.10) 32 bits – 2.21.5
Ubuntu Gutsy (7.10) 64 bits – 2.21.5
Ubuntu Feisty (7.04) 32 bits – 0.2.4
Ubuntu Feisty (7.04) 64 bits – 0.2.4
O aplicativo depois de instalado fica em “Aplicações – > Acessórios”
Fora as fotos e vídeos, os efeitos podem ser algo assim:
Bonito não ?
10ª +1) Mini-aplicativos Relógio Meteorológico + Deskbar
(+ 1 pela sua utilidade ou futilidade dependendo do uso)
Separei estes 2 por sua relativa utilidade, tanto que o Deskbar virou padrão na versão 7.10.
o Deskbar facilita a chamada de qualquer aplicativo pelo nome e não pela busca na barra de ferramentas como no exemplo abaixo.
Já o relógio meteorológico não apenas marca a temperatura e umidade relativa do ar com e o deixa atento ao tempo, como te indica se seu computador está ou não está conectado, sem que precise utilizar outro aplicativo mais pesado para isto (como ativar seu navegador de internet).
Espero ter colaborado com algumas dúvidas mais importantes e outras menos também, lembrando que estas dicas são complementares a instalação do sistema e pacotes que podem ser vistas nos tutoriais do www.hardware.com.br abaixo:
Instalação do Sistema e de pacotes:
Deixe seu comentário