Devo trocar a bateria da placa-mãe? Como saber quando é necessário?

A placa-mãe é o componente central de um computador, já que serve como plataforma de conexão para todos os outros elementos do sistema. Processadores, memórias, dispositivos de armazenamento e placas de vídeo dependem dela para funcionar em harmonia. Ela é considerada a “espinha dorsal” do PC, garantindo que todas as partes se comuniquem de forma eficiente e coordenada.

Por isso, quando uma placa-mãe apresenta problemas ou está desatualizada, o desempenho geral do computador acaba sendo comprometido. Em alguns casos é preciso trocá-la por completo, em outros basta trocar a bateria. Entenda melhor como fazer isso.

Leia também:

Gigabyte anuncia a placa-mãe B650E Aorus Stealth Ice com conectores escondidos
ROG Maximus Z790 HERO BTF: Asus anuncia placa-mãe com conectores escondidos

Quando trocar a placa-mãe?

Devo trocar a bateria da placa-mãe?

A necessidade de trocar a placa-mãe pode surgir por diferentes motivos. Um dos principais é a atualização de hardware. Isso porque quando novas gerações de processadores e memórias são lançadas, placas-mãe mais antigas podem se tornar incompatíveis. Se você quer usar componentes mais modernos, muitas vezes é preciso substituir a placa-mãe por outra mais avançada para garantir que o sistema seja capaz de suportar as novas tecnologias.

Outro motivo comum para a troca é a presença de defeitos físicos. Danos causados por superaquecimento, falhas elétricas ou acidentes podem comprometer o funcionamento da placa, resultando em desligamentos frequentes ou até mesmo incapacidade de inicializar o computador. Além disso, problemas de conectividade, como portas USB ou slots PCIe danificados, podem indicar que a placa-mãe não está mais funcionando da forma correta.

O problema pode ser na bateria

Porém, em algumas situações, o problema não está diretamente na placa-mãe, mas na sua bateria. Ela é um componente pequeno, mas essencial para o funcionamento correto do computador.

Localizada diretamente na placa-mãe, ela tem a função principal de manter o funcionamento do Relógio de Tempo Real (RTC) e as configurações do BIOS/UEFI mesmo quando o computador está desligado. Em outras palavras, essa bateria garante que a data, hora e ajustes de hardware do sistema não sejam perdidos quando você desconecta o PC da tomada.

Por isso, quando a bateria se esgota, é comum que o relógio do sistema reinicie e o BIOS perca suas configurações. A maioria das placas-mãe usa uma bateria de lítio do tipo CR2032, com uma vida útil média de 3 a 5 anos. Quando a bateria está fraca ou descarregada, podem ocorrer essas falhas no sistema, além de dificuldades para inicializar o computador corretamente.

Sinais claros de que é preciso trocar a bateria da placa-mãe

Dessa forma, os maios sinais de que a bateria da placa-mãe precisa ser trocada são mensagens de erro ao inicializar o BIOS, o relógio do sistema que sempre retorna ao padrão e dificuldades em manter as configurações do BIOS.

No caso das mensagens, geralmente ao iniciar o computador aparecem erros como “CMOS Battery Failure” ou “CMOS Checksum Error”.

Devo trocar a bateria da placa-mãe?

O reset da data e hora do sistema também é um sinal fácil de identificar. Se toda vez que você liga o seu computador a data e a hora estão desconfigurados, é muito provável que a bateria da placa-mãe está esgotada.

Outros sinais incluem a perda de configurações do BIOS, precisando reconfigurar parâmetros como a ordem de boot sempre que o PC é ligado.

Como trocar a bateria da placa-mãe

Trocar a bateria da placa-mãe é um processo simples e caso você se sinta confortável para fazer reparos no seu computador, pode ser feito em casa com cuidado.

Veja o passo a passo:

  1. Desligue o computador e desconecte da tomada: certifique-se de que o computador está completamente desligado e desconectado da rede elétrica. Para maior segurança, pressione o botão de liga/desliga por alguns segundos após desligá-lo para descarregar qualquer eletricidade residual.
  2. Abra o gabinete: remova a tampa lateral do gabinete. A maioria das tampas são fixadas com parafusos na parte traseira do computador.
  3. Localize a bateria: a bateria está localizada diretamente na placa-mãe, geralmente próxima ao processador ou aos slots de memória RAM. Ela é redonda e prateada, semelhante a uma moeda.
  4. Remova a Bateria antiga: com cuidado, pressione a trava que segura a bateria no lugar. A bateria saltará levemente, permitindo que você a remova facilmente com as mãos.
  5. Insira a nova bateria: Pegue uma nova bateria CR2032 e encaixe-a no mesmo local, com o lado positivo (“+”) voltado para cima. Certifique-se de que ela está bem fixada.
  6. Feche o gabinete e ligue o computador: recoloque a tampa do gabinete, conecte o computador à tomada e ligue-o. Acesse o BIOS para ajustar novamente a data e a hora, se necessário.

Caso queira ter mais segurança, é possível procurar por vídeos de tutoriais no Youtube para ver o processo na prática. No geral ele não é complicado, porém se você não se sente preparado para isso, pode pedir a ajuda de um amigo ou familiar ou até mesmo levar em uma assistência.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!