O Puppy já vem com uma seleção decente de pacotes de software úteis instalados. Mas todo mundo quer mais, e felizmente não é difícil ensinar novos truques a este cãozinho.
Há pacotes binários (ou “PETs”) prontos para serem instalados e removidos com um clique no ícone “Quickpet”, no desktop do Puppy. Os programas de sempre estão lá, como GIMP, Firefox e Google Earth (embora o Google Earth não funcione). Gostei muito da inclusão do Emacs, o “canivete suíço” dos editores, e que estou usando agora para digitar esta análise. Outra coisa legal é o Kompozer, uma ferramenta WYSIWYG para desenvolvimento de sites simples. Até o WINE foi incluído, mas não cheguei a testar porque
não tenho mais nenhum aplicativo Windows. Minha única queixa é que alguns pacotes são um pouco antigos, mas o importante é que eles ainda funcionam.
Os pacotes PET são bacanas, mas uma novidade interessante que só surgiu com as versões Lucid 5.x é a capacidade de instalar pacotes .DEB do Ubuntu. O sistema ainda está em desenvolvimento, e vários pacotes que tentei instalar esbarraram em dependências não resolvidas. Além disso, os pacotes oferecidos são apenas uma pequena amostra dos enormes repositórios do Ubuntu. Esse sistema tem o potencial para fazer nosso pequeno cãozinho crescer e se transformar em um baita cachorrão.
Para configurar os repositórios do Ubuntu (e também para atualizar os PETs do Puppy), abra o Quickpet, escolha More Pets –> Puppy Package Manager –> e clique no botão Configure Package Manager. Escolha os repositórios que forem interessantes e clique em Update now.