Existem muitos outros projetos para conversão gráfica de áudio, como o Audiokonverter e o Perl Audio Converter, que adicionam apenas um Service Menu ao KDE que abre um terminal como comando ao ser acionado. Porém, nenhum é tão completo como o programa apresentado aqui neste artigo.
Muita gente chegava até a emular o dBpowerAMP pelo Wine para converter suas músicas. Porém, em setembro do ano passado, foi adicionado ao KDE-Apps um projeto chamado SoundKonverter, que tinha por intuito ser um front-end amigável escrito em QT, ou seja, para própria suíte KDE, como o “K” no meio do nome já sugere. O interessante é que, devido à falta de um aplicativo desse gênero há anos, em menos de 3 meses se tornou um dos projetos mais populares do KDE-Apps, site que reúne vários programas desenvolvidos por terceiros. Como disse, ele é apenas um front-end, ou seja, é uma interface gráfica para os comandos, como o lame, oggenc/oggdec, ffmpeg, flac, etc.
A página do projeto, hospedado no KDE-Apps é: http://kde-apps.org/content/show.php?content=29024
Resumindo, gora é possível codificar facilmente (e graficamente) seus arquivos no Linux usando o SoundKonverter. Ele é compatível com os seguintes aplicativos:
- Codificação/decodificação: oggenc/oggdec, lame, gogo, faac/faad, mppenc/mppdec, flac, mac, mplayer, ffmpeg, shorten, ofr, ofs, wavpack, lac, lpac, speexenc/speexdec
- Normalizador de volume: vorbisgain, mp3gain, aacgain, replaygain (MusePack), metaflac
- Rip de CD: kio_audiocd, cdda2wav, cdparanoia
Você pode usar os seguintes formatos:
- Codificação: ogg, mp3, mp2, m4a, aac, mpc, flac, ape, ra, ac3, au, shn, ofr, ofs, wv, la, pac, spx, wav
- Decodificação: ogg, mp3, mp2, m4a/mp4, aac, 3gp, mpc/mp+, flac, ape, wma, asf/asx, ra, rv, rm, avi, mpeg, wmv, qt/mov, flv, ac3, au/snd, shn, ofr, ofs, wv, la, pac, spx, wav
Instalação
O próprio desenvolvedor já oferece pacotes pré-compilados para várias distribuições:
OpenSUSE 10.2: http://kde-apps.org/content/download.php?content=29024&id=2
Ubuntu Dapper: http://kde-apps.org/content/download.php?content=29024&id=6
Debian: http://kde-apps.org/content/download.php?content=29024&id=5
Slackware (por chemonz): http://www.bestlinux.com.br/chemonz/packages/soundkonverter-0.3-i686-1.tgz
A instalação dos pacotes acima é normal, assim como você instala qualquer pacote em sua distribuição (dpkg -i para Debian/Ubuntu, rpm -ivh para OpenSUSE, installpkg para Slackware). Para adicionar as funcionalidades, basta instalar os pacotes que precisa, como o lame (para mp3). Interessante também é baixar o pacote w32codecs, que possui muitos codecs usados no Windows.
Após a instalação, basta abrir o programa em Menu K > Multimídia > soundKonverter, ou pelo comando soundkonverter. Aberto, observa-se seu visual muito intuitivo e simples:
Ele possui também uma aba avançada, clicando em “Detailed”. Nela você pode configurar bitrate, frequência, canais, e muitos outros ajustes:
Para adicionar as músicas, basta clicar em “Add files”, ou na seta do mesmo botão para diretórios, etc. Após adicionar, escolha as configurações desejadas de saída, caminho onde os arquivos serão salvos e clique em “Start”:
Se você quiser adicionar opções especiais para uma música, basta clicar com o botão direito na mesma e depois ir em “Edit options”. Nela também é possível editar as tags do arquivo:
O soundKonverter possui também um normalizador de volume, ou seja, deixa todas as músicas desejadas no mesmo nível. Para isso, acesse Tools > Replay Gain Tool (ou pressione Ctrl+R). Adicione os arquivos e clique em “Tag untagged” para adicionar as tags de normalização ou “Untag tagged” para removê-las:
Para configurar o programa e deixá-lo a seu gosto, vá em Settings > Configure soundKonverter. Na aba “General” você pode alterar itens particulares, como prioridade do processamento, número de arquivos a serem convertidos ao mesmo tempo, etc. Na “Plugins”, verifica-se todos os aplicativos de (de)codificação instalados na máquina:
Já em “Environment”, existem as opções de alterar os diretórios a serem varridos para busca de plugins, os encontrados e os não encontrados:
E, por último, o “Backends”, onde você escolhe com qual aplicativo deseja converter determinado formato de arquivo. Os verdes são totalmente suportados, os amarelos parcialmente, e vermelho possui suporte básico. Obviamente, recomenda-se prioritariamente os plugins com o sinal verde à frente.
Vale lembrar que o programa se associa aos arquivos de áudio, fornecendo um atalho no Service Menu do KDE:
O soundKonverter, embora ainda em fase de desenvolvimento, se mostra um excelente utilitário para conversão de arquivos de áudio, e por ser pioneiro, tem um futuro bastante promissor, podendo se tornar popular não só no KDE-Apps mas por todos que usam o KDE. Uma desvantagem para os brasileiros é o fato de estar disponível somente em inglês, entretanto, conforme o projeto vá evoluindo, creio que muitas pessoas irão ajudar a traduzir o soundKonverter, e pode acreditar, não vai demorar 🙂
Deixe seu comentário