Coloque seu controle de X-box no PC

Por:
Coloque seu controle de X-box no PC

Há muito tempo se discute qual o melhor controle para se jogar no PC. A grande verdade é que os jogos se tornaram tão complexos que jogar no teclado, dependendo do tipo de jogo, é absolutamente impossível.

Mas não vou aqui levar em consideração qual o melhor controle, apenas quero dar a dica para colocar o controle de Xbox no PC. Trata-se de um controle caro, na média de 130 reais, porém muito bom para jogar. Pelo fato do Xbox ser um micro disfarçado de Vídeo Game, seu controle tb é um controle USB disfarçado, o que facilita e muito na adaptação do mesmo.

 

Como é formado o controle do Xbox

O controle do Xbox é formado de:
 

  • 2 sticks analógicos
  • 1 direcional digital
  • 10 botões digitais
  • 2 botões analógicos (L e R)
  • 2 motores para force feedback (um mais fraco e outro mais forte)

Material necessário para a adaptação

  • 1 controle de Xbox (claro!)
  • Chaves de precisão
  • Um conector USB macho (pode ser cortado de um cabo de impressora mesmo, no meu caso usei um de adaptador ps2 pra teclado, que convertia pra USB)
  • Fita isolante
  • Ferro de solda (e um pouco de experiência pra não se queimar ao usar o ferro)

Adaptação do cabo do controle

Essa é a parte mais trabalhosa, porém super fácil: basta seguir com atenção os detalhes e ter cuidado com os fios, pois eles são finos e curtos.

Quando você estiver com o controle do Xbox em mãos, irá perceber que ele se divide em duas partes: uma com o controle e o cabo e a outra é uma pequena extensão onde se encaixa a extremidade do cabo do controle e a outra ponta vai ligada ao console. É justamente nessa parte que vamos adaptar a USB. Esqueça a parte do controle por enquanto e pegue somente essa extensão.

Segure firme na ponta da extensão, onde há um conector maior que vai ser ligado ao console. Você irá perceber que ele é formado por duas peças de plástico encaixadas.

Utilize a chave de precisão para tentar separar essas partes. Você pode usar mais de uma para fazer como uma alavanca e conseguir separar as peças plásticas. Não importa se elas quebrarem, desde que a parte de metal de dentro fique intacta, já que os fios estão ali dentro.

Tire qualquer parte plástica que esteja em cima da caixa metálica, até ver apenas a parte metálica, que iremos abrir agora também.

Quando estiver vendo somente a parte metálica, perceba que ela é presa por algumas “garrinhas”, que são fáceis de soltar. Com a mesma chave de precisão, solte as garrinhas e levante a tampinha metálica. Embaixo dela você verá 5 fios coloridos, com as cores: Vermelho, Branco, Verde, Amarelo, Preto.

Solte os fios com o ferro de solda quente, com muito cuidado para não queimá-los, pois eles são finos e frágeis.

Deixe os 5 fios soltos, e vamos agora preparar o conector USB.

Pegue o cabo USB que você conseguiu e corte o fio. Caso você queira um cabo longo corte longe do conector, caso você queira um cabo mais curto corte mais perto do conector usb. Porém, não recomendo cortar tão perto, para não ficar ruim na hora de soldar. Logo em seguida, tire a malha metálica que fica embaixo da borracha do cabo. Dessa forma você irá ver 4 fios: Preto, Vermelho, Verde e Branco.

Não é coincidência: você irá reparar que as cores dos cabos são exatamente as mesmas, com exceção do fio Amarelo. Este eu acredito que seja do Memory Card, porém a verdade é que não vamos usá-lo. Portanto, pode isolar esse fio separadamente.

Você irá perceber algo assim:

texto1
Após todos os fios estarem separados também, descasque um pouco do fio da USB e vá estanhando as pontas dos fios, um por um. Depois vá para o processo mais chato, que é soldar os fios do controle aos fios do cabo USB. Solde conforme suas cores sugerem: vermelho com vermelho, branco com branco, verde com verde, e preto com preto. Lembrando mais uma vez que você isolou o amarelo separado, pois não iremos utilizar.

Após soldar todos eles, vamos isolar um por um também, pois esses fios não podem encostar uns nos outros. Deve-se utilizar pequenos pedaços de fita isolante para isolar, e você pode usar aquela mesma garrinha de metal para dar um acabamento e conseguir fixá-los de forma que não se soltem mais.

 

Instalação do driver do controle

Depois de todo esse processo chato de soldar e isolar os fios, vem a parte mais simples da adaptação, que é a instalação do driver.

Ao plugar o controle na USB, automaticamente você irá perceber que o Sistema vai detectar o controle como “Dispositivo USB” e irá pedir o driver do controle. Basta executar o arquivo XBCDv057.exe: ele irá criar uma pasta em Arquivos de Programas, com os arquivos necessários para a instalação do driver do controle.

Caso essa pasta não contenha os arquivos necessários, você pode tentar também o psxp_a020606c.zip, que possui arquivos para um driver de controle de Xbox.

Após instalado, no painel de controle irá aparecer um novo ícone, que é o XBCD Setup.

gdh1
E ao executá-lo, irá aparecer uma tela assim:

gdh2
Nessa tela, você poderá testar todos os botões do seu controle, e inclusive testar também o Vibration do controle.

Como pôde ser visto, não há nada de impossível na adaptação do controle. Claro que dá um certo trabalho e toma um certo tempo, mas para os que gostam de jogos e sentem falta de um bom controle na hora de jogar no PC, pode ser uma boa solução.

Espero que esse artigo tenha ajudado os interessados. Qualquer dúvida, entrem em contato comigo e poderei esclarecer.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X