Há muita especulação e projeções em torno do próximo título da franquia GTA. Não é pra menos, GTA 6 promete ser um grande marco na indústria, com potencial para ser um estrondo ainda maior que GTA 5. Dentre os temas debatidos sobre o próximo grande titulo da Rockstar, a questão técnica está sempre rondando. Em que resolução e taxa de quadros os consoles conseguirão rodar GTA 6?
Com base nisso, trouxemos esse tema para “Conta ai pra gente” quadro fixo aqui do Hardware.com.br em que, ocasionalmente, trazemos alguns temas para que você interaja conosco nos comentários. Embora seja algo muito nichado a quem realmente gosta de esmiuçar os games e os componentes que fazem tudo acontecer, resolução e taxa de quadros são participantes diretos da experiência in game. Muitos inclusive acabam colocando esses detalhes como pontos cruciais para a jogatina.
Dada a dimensão do projeto GTA 6, com um orçamento que estaria na casa dos US$ 2 bilhões, tudo que gira em torno desse game tem gerado um alto nível de expectativa, incluindo o salto técnico que a Rockstar pode oferecer e a maneira como os consoles irão lidar com tudo isso. Dado que, inicialmente, eles serão a única opção para desfrutar do jogo. A versão para PC será lançada em outro momento.
Um ex-desenvolvedor que trabalhou por 10 anos na Rockstar acredita que GTA 6 deve entregar uma tecnologia avançada de animação baseada em IA. Portanto, o game promete bastante em termos técnicos. O próprio trailer evidencia o salto, principalmente em densidade e detalhes.
Há alguns meses, os analistas da Digital Foundry, conhecidos por suas análises de hardware, apontaram PS5 e o Xbox Series X devem mirar uma jogabilidade em 1440p a 30 fps. Lembrando que isso não é uma apuração, é uma projeção. Com base no que eles estavam observando sobre o game, a projeção é em torno desse limiar de resolução e taxa de quadros.
Com o Xbox Series S muitas concessões terão que ser feitas para que o game possa rodar. Portanto, a Digital Foundry aponta numa direção que o console rode o game a 720p, além de uma redução em muitos efeitos visuais comparados aos demais consoles.
E o PS5 Pro?
Embora ainda não tenha sido oficializado pela Sony, é praticamente certo a existência de uma versão aprimorada do PlayStation 5. Alguns desenvolvedores estariam até adiando o lançamento de seus jogos visando uma data mais próxima ao lançamento do PS5 Pro.
Além de ser um gigantesco AAA, a Sony deve olhar o GTA 6 como um título que irá contribuir consideravelmente com a venda do PS5 Pro, já que muitas pessoas irão buscar a plataforma que ofereça a melhor experiência, em potencial técnico, para entregar uma performance superior ao console base.
Dado que a Microsoft provavelmente não deve lançar um novo Xbox mais parrudo até o lançamento de GTA 6, o PS5 Pro deve ser a única opção nesse primeiro momento para curtir o jogo num nível acima do que será oferecido pelo Xbox Series X, PS5 e Xbox Series S.
Alguns analistas acreditam que nem o PS5 Pro conseguira dar conta de rodar GTA 6 a 60 quadros por segundo. No entanto, a Sony parece estar guardando um grande trunfo para o console, uma tecnologia de upscalling, que seria o PSSR, o PlayStation Spectral Super Resolution, que teria um funcionamento similar ao famoso DLSS da NVIDIA.
Caso esteja alinhado com o que de mais recente as tecnologias de upscalling podem oferecer, além do uso de redes neurais para renderização numa resolução mais baixa que a nativa, mas com um resultado que simule altas resoluções, a tecnologia também daria conta de geração de quadros, fatores que podem contribuir para que o console entregue algo bem superior ao console base.
Bom, até o momento tudo está no campo das especulações. A certeza é que GTA 6 será lançado em 2025, entre setembro e dezembro. Use os comentários para acrescentar seus pitacos sobre o tema. Qual a resolução que você acha que os consoles conseguirão rodar o game?
Deixe seu comentário