Conta aí pra gente: que jogo você acha inesquecível?

Conta aí pra gente: que jogo você acha inesquecível?

Conta ai pra gente é um quadro fixo aqui do Hardware.com.br em que, ocasionalmente, trazemos alguns temas para que você interaja conosco nos comentários. Hoje, em comemoração a mais um dia 29 de agosto, conhecido como “Dia do Gamer”, resolvi trazer uma pergunta que pode ser muito difícil de responder. Que jogo você acha inesquecível? Que jogo ficou imortalizado em sua vida?

Antes de desenvolver mais o tema, permita-me fazer um preâmbulo sobre o “Dia do Gamer”. Esse dia, caracterizado em homenagem aos jogos, surgiu na Espanha. A história que se conta é que, em 2008, revistas especializadas (PlayMania, hobby consoles e PC Mania) resolveram batizar o 29 de agosto como “Dia do Gamer”, a ideia pegou, e acabou até mesmo sendo adotada por outros países, como o Brasil. A ideia  ganhou relevância com o passar dos anos, já que algumas empresas do mercado gamer começaram a promover ações para comemorar essa data.

Pronto, após essa breve explicação, vamos nos ater ao questionamento central do artigo: que jogo você acha inesquecível?  Confesso que é bem difícil pra mim definir somente um jogo para apontar como inesquecível, são tantos. No entanto, após pensar um pouco, cheguei a conclusão que o jogo mais inesquecível pra mim foi The King of Figthers 2002.

Essa questão de apontar um jogo que inesquecível pode ser analisada sob alguns aspectos. Pode ser um impacto em relação a algo que aconteceu no jogo, ou o contexto do que ele representou na sua vida mesmo, considerando todo o entorno.

A minha escolha leva em consideração esse segundo aspecto. Frequentei bastante casas de arcade e bares pra jogar fliperama, era um dos meus passatempos favoritos, ainda mais quando rolava o clássico embate com pessoas que você tinha acabado de conhecer.

Era um momento de total descoberta e de “colocar os pés no chão”. A descoberta no que tange a entender mais sobre o jogo, olhando pela perspectiva de outros jogadores, e o “colocar os pés no chão” no sentido de que, eventualmente, você seria derrotado por alguém bem melhor do que você. A prepotência que alguém poderia ter era confrontada a todo momento numa casa de arcade, a chance de ser derrotado era grande.

The King of Figthers 2002 tem um lugar cativo na minha memória de tantos momentos legais que desfrutei tendo esse jogo como personagem central. Nem considero essa edição a mais interessante, prefiro o The King 98, que eu joguei bem mais no console. No entanto, o 2002 me marcou mais, por toda a questão do ambiente, por ter jogado tantas e tantas vezes por aí.

Também posso citar outros clássicos dos fliperamas que também foram essenciais pra mim, como Final Fight, Street Figther 2, Metal Slug e Cadillac and Dinossaur. Rememorando essa época pra escrever essa matéria, fiquei surpreso com a quantidade de bares, alguns altamente não recomendados para crianças, que eu frequentei para jogar uma ficha. Essa época é impossível ser emulada, ficou frisada naquele momento. Inesquecível.

Você também deve ler!

6 crossovers inesquecíveis no mundo dos games

Outros jogos essenciais para mim: Top Guear, Gran Turismo 3, International Superstar Soccer, Samurai Shodown, Captain Commando, Need for Speed Underground 2, Driver 2, Ultimate Mortal Kombat 3 e Killer Instinct.

Desde criança gosto de desenhar – é um hobby que mantenho até hoje-, e não apenas o The King of Figthers, mas praticamente todos os games da SNK, também acabaram tendo um impacto gigante sobre mim pela questão artística.

A equipe de artistas que a SNK tinha entre idos dos anos 90 e meados de 2000 era algo mágico. O senso estético, o bom gosto nas produções, era impressionante. Destaque para a lenda Toshiaki Mori, também conhecido como Shinkiro, que trabalhou por muitos anos na SNK e depois foi para a Capcom.

Uma da grandes ilustrações de Shinkiro. Arte para Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium ( 2001)

Bom, contei aqui brevemente sobre o jogo que considero mais inesquecível. Agora eu quero saber de você. Conta aí pra mim nos comentários. Que jogo foi essencial na sua vida?

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X