Na última quinta-feira (18) o Google apresentou o Android 12 Developer Preview. Esta versão do sistema operacional móvel do Google é voltada especificamente para os desenvolvedores, que irão adaptar os seus aplicativos para as novas funcionalidades do sistema. Por isso, é natural que a Gigante das Buscas tenha se atentado apenas aos detalhes técnicos do sistema.
Porém, nós já sabemos várias funcionalidades que irão estrear na décima segunda versão do robozinho verde. Neste artigo nós fizemos um pequeno compilado de tudo o que você encontrará na próxima versão do Android. Pelo menos tudo o que foi divulgado até agora.
Widgets de conversas
Não é novidade para ninguém que você pode visualizar e até mesmo responder mensagens direto da barra de notificações. Aplicativos como WhatsApp, Telegram, Messenger e até mesmo o Instagram Direct permitem que você veja a mensagem e a responda direto da barra de notificações.
Mas no Android 12 essa função será aprimorada. O Google permitirá que você fixe um widget para uma conversa específica. Por exemplo, digamos que você entre constantemente em um grupo de WhatsApp. Você poderá fixar um widget que leva diretamente para o grupo, facilitando o seu acesso a ele. Segundo as imagens divulgadas, você poderá ver a última mensagem e até mesmo ver se o contato está online.
Empilhamento de widgets
Dessa vez será o Google que copiará a Apple. Atualmente, no Android, você só pode colocar um widget no espaço determinado. Você pode até mudar o tamanho dele para abrigar mais widgets na tela, mas não pode sobrepor widgets.
Já no Android 12 isso será possível. O Google chamou essa função de empilhamento de widgets. Ou seja, você poderá colocar 2 ou mais widgets em uma mesma área. E, para selecionar entre eles, basta arrastá-los para o lado até encontrar o widget desejado.
Mais facilidade para compartilhar o Wi-Fi
Não sei se você já passou por essa situação, mas eu já. Algum amigo ou conhecido chega na sua casa e pede a senha do Wi-Fi. Mas, por eu já estar com meus dispositivos conectados a tanto tempo, não lembro de cabeça a senha. Aí você tem que se levantar e olhar no roteador ou no caderno onde guardou a senha. Enfim, você já entendeu onde eu quero chegar.
No Android 12 será mais fácil compartilhar a conexão à sua rede Wi-Fi. Atualmente, no Android, você pode compartilhar o acesso à rede via QR Code. Essa já é uma função que facilita bastante. Mas ela ficará ainda mais fácil devido à funcionalidade Nearby Share.
Essa nova funcionalidade é bem parecida com o Apple AirDrop. Basta apertar um botão que o dispositivo vai rastrear por outros aparelhos próximos e, então, compartilhar as credenciais de acesso. Muito mais fácil do que escanear um código QR.
Modo Jogo
Você já deve ter visto essa funcionalidade em algum celular Android. Especialmente os smartphones voltados ao público gamer ou os topo de linha trazem um Modo Jogo. Nesse modo o sistema desabilita notificações, aumenta o brilho da tela e otimiza o uso do hardware para melhorar o desempenho do game.
No entanto, apesar de já existir, essa funcionalidade é implementada pelas fabricantes. Não é uma função nativa do Android. Tanto é que os aparelhos que usam Android puro não contam com esta função. Mas no Android 12, segundo informações já reveladas, você terá o Modo Jogo de maneira nativa no sistema.
Picture-in-Picture (PiP) otimizado
Talvez você já conheça a função PiP (Picture-in-Picture). Com essa função você pode ver um vídeo do YouTube ou Netflix em uma pequena janela flutuante, colocando-a onde você quiser na tela. Com isso você pode assistir ao vídeo ao mesmo tempo em que realiza outras atividades no celular.
Mas no Android 12 essa função será otimizada. Você poderá mudar o tamanho da janela do vídeo com um movimento de pinça, deixando-a maior ou menor. Atualmente você só consegue mudá-la de posição, mas não alterar o tamanho. Além disso, você pode esconder a janela parcialmente na lateral da tela. Dessa forma é como se você tivesse um vídeo do YouTube rodando em segundo plano.
Gesto para abrir a área de notificações
Sim, nas versões mais recentes do Android você também pode abrir a área de notificações com um gesto. Basta arrastar para baixo em qualquer ponto da tela para abrir a área de notificações. Mas, ainda assim, muita gente pensa que esse gesto só funciona se você arrastar lá do topo. Mas não, ele funciona se você arrastar de qualquer ponto da tela.
O problema é que ele só funciona na tela inicial do Android. Em outras telas essa funcionalidade do gesto é desativada. Mas no Android 12 esse gesto poderá funcionar em praticamente qualquer tela. Logicamente que deverá haver alguma configuração para controlar em quais aplicativos o gesto continuará funcionando ou não, caso contrário ficará uma bagunça.
Controle de mídia na área de notificações
A partir do Android 11 o Google implementou uma função bem bacana. Sempre quando você estiver assistindo algum vídeo ou ouvindo música, um controle de mídia surge na área de notificação. Ele permite pausar, avançar ou parar totalmente a reprodução sem que você entre no aplicativo específico para isso.
No entanto, na versão 11 do robozinho verde o usuário não tem controle de quais aplicativos podem usar essa funcionalidade. Portanto, no Android 12, o usuário poderá escolher, na tela de configurações, quais aplicativos podem incluir um controlador de mídia na área de notificações.
Chamada de emergência
O Android 12 terá um novo botão para chamada de emergência. Quer dizer, terá uma nova forma de fazer uma chamada de emergência. Quando o sistema chegar para todos os usuários você poderá apertar o botão Liga/Desliga 5 vezes seguidas. Daí o sistema começará uma contagem regressiva de 5 segundos.
Caso o usuário não interrompa a contagem, o smartphone automaticamente ligará para um serviço de emergência, como a polícia ou os bombeiros. Tenho certeza que pouquíssimas pessoas sabem da existência dessa função. Mas é bom você ter isso em mente, vai que um dia você esteja em apuros e precise usá-la?
Quando o Android 12 estará disponível para o público?
Ainda vai demorar alguns bons meses para o Android 12 ser lançado oficialmente. E, dependendo de alguns fatores, pode ser que demore alguns anos para você ter um celular rodando o Android 12, dada a fragmentação do sistema do Google.
Para você ter uma ideia, a primeira versão beta do Android 12, que será liberada para o público, está prevista apenas para maio de 2021. Já a versão final, totalmente testada e estável, está prevista apenas para o final de setembro de 2021. Mas até que o sistema esteja instalado na maioria dos celulares pode ser que demore cerca de 1 ano ou mais.
Até lá, muitas outras novidades vão ser anunciadas. Dentre as novas funcionalidades que ainda estão no forno podemos citar o modo de uso com apenas uma mão (para os punheteiros de plantão), reconhecimento de gestos na traseira, multitarefa melhorado e otimizado e, como não podia deixar de ser, um visual repaginado.
Pode ficar tranquilo que todas essas novidades serão publicadas aqui mesmo no Hardware.com.br quando elas forem lançadas.
Deixe seu comentário