Conheça 7 alternativas ao ChatGPT

Conheça 7 alternativas ao ChatGPT

O ChatGPT se tornou uma febre na internet nos últimos meses, tornando-se o chatbot mais popular até o momento. Baseado no modelo de linguagem GPT-3 da OpenAI, ele permite que os usuários possam inserir prompts com pedidos ou perguntas que são respondidos de forma rápida.

Atualmente ele conta até mesmo com um modelo mais avançado, o GPT-4, embora ainda seja um tanto restrito. Mas, com o avanço nas pesquisas desse setor, o ChatGPT também acabou ganhando alguns concorrentes e alternativas para quem quer experimentar um serviço semelhante.

Leia também:

Infinix Note 30 5G será o primeiro smartphone com ChatGPT integrado
OpenAI, criadora do ChatGPT, pede regulamentação de IA para evitar destruição da humanidade

7 alternativas ao ChatGPT

Com a popularização do ChatGPT, muitos usuários acabam recorrendo ao chatbot ao mesmo tempo, e com isso é comum que isso acabe sobrecarregando os servidores e até mesmo impedindo o acesso de mais pessoas.

Com isso, é comum que essas pessoas acabem procurando por uma alternativa semelhante a ele, o que pode ser interessante até mesmo para quem quer simplesmente conhecer as outras opções. E o melhor é que atualmente existe uma boa variedade de alternativas ao ChatGPT com bots de IA. Conheça alguns.

Microsoft Bing

7 alternativas ao ChatGPT

Hoje em dia talvez o segundo chatbot mais popular na internet esteja sendo justamente o Microsoft Bing, solução da parceira da OpenAI. O Bing já existia há muito tempo como um simples mecanismo de busca que antes era concorrente do Google, mas que acabou não tendo a mesma popularidade.

Porém, depois da parceria com a OpenAI e uma injetada de IA no serviço, ele voltou aos holofotes. Atualmente ele conta com um modelo atualizado do ChatGPT, que antes era conhecido apenas como “modelo Prometheus” mas que hoje em dia já se sabe se tratar do GPT-4.

Além do buscador, o Bing agora conta com um chatbot em um bate papo, que responde a prompts ao fazer pesquisas na internet, e que permite que usuários façam pedidos e solicitações assim como o ChatGPT. Ele vem sendo atualizado constantemente com novos recursos e mais precisão nas respostas.

Dessa forma dá para pedir para planejar uma viagem, por exemplo, procurar por receitas específicas e até mesmo uma conversa pedindo conselhos! E o melhor de tudo é que ele já não é mais restrito por lista de espera e já foi disponibilizado para todos, porém é preciso acessá-lo através do navegador Edge.

Ficou interessado(a)? Clica aqui e experimenta o Microsoft Bing

ChatSonic

7 alternativas ao ChatGPT

Outra alternativa ao ChatGPT um pouco mais conhecida é o ChatSonic. Ele próprio se introduz como sendo uma versão do ChatGPT com superpoderes e é uma solução trazia pela Mycroft AI. Essa definição se dá pela habilidade do serviço não apenas de responder a prompts de comandos e perguntas como o ChatGPT, mas também pode conseguir gerar imagens e a partir de uma descrição escrita.

Essa parte funciona mais ou menos como o Dall-E 2, o que pode ser bem interessante para quem estiver curioso com o chatbot. Além disso, ele também tem capacidade de reconhecer comandos de voz. Outra vantagem do ChatSonic é que como ele tem acesso direto à internet e ao Google, consegue dar respostas mais precisas para perguntas sobre coisas mais recentes, principalmente dos últimos 2 anos, algo que o ChatGPT ainda peca um pouco.

O próprio chatbot também traz um pouco mais de personalidade, e é possível até mesmo escolher essa persona, podendo optar por um modelo mais poeta, um mais engraçadinho no estilo comediante ou até mesmo na vibe de coach motivacional.

Embora ele seja pago, ainda é possível testar com até 25 solicitações gratuitas por dia, o que é suficiente para conhecer um pouco o serviço. Para se cadastrar é preciso ter um e-mail e senha do Google ou da Apple.

Curtiu? É só clicar aqui e escolher a opção Join the ChatGPT Revolution.

Perplexity AI

7 alternativas ao ChatGPT

Se você gosta da API da OpenAI e não quer se afastar muito disso, outra opção bem interessante é a Perplexity AI. Ele é um site bem simples, fácil de usa e traz alguns diferenciais interessantes. Uma das principais é que, além de poder criar conversas como no ChatGPT e obedecer a prompts de comando, ele ainda cita as fontes.

É uma forma de ter certeza de que as informações passadas foram de fato checadas e são corretas, até mesmo a depender da fonte usada. Ele faz isso mais ou menos como a Wikipedia, citando a fonte de cada informação no final da resposta, com links diretos para ela (basta clicar no número flutuante ao final de cada sentença).

Além disso, ele também oferece algumas pesquisas relacionadas com o que o usuário acaba de pesquisar, o que pode ajudar até mesmo a encontrar outras opções de respostas para o que se procura. E o melhor é que ele é um serviço gratuito, assim como o ChatGPT, e não precisa de cadastro a mais, apenas uma conta do Google.

Para experimentar, é só clicar aqui e começar a conversar.

Jasper

7 alternativas ao ChatGPT

O Jasper Chat também é um chatbot que utiliza o modelo de linguagem GPT 3.5 da OpenAI, porém tem um objetivo um pouco mais preciso. O foco do Jasper é ajudar principalmente pessoas que trabalham com criação de conteúdo, seja para adicionar um roteiro para um vídeo, por exemplo, ou até mesmo um marketing em uma rede social ou até mesmo e-mails nesse segmento.

Ou seja, quem trabalha com criação de conteúdo na internet por encontrar um bom aliado com o Jasper. Porém, mesmo para quem quer apenas testar mais um chatbot ou quer fazer pesquisas que não são da área também podem aproveitar a inteligência artificial. A empresa revelou que ele foi alimentado com bilhões de artigos em 29 idiomas diferentes até 2021.

Ele conta com memória contextual, ou seja, lembra dos prompts anteriores para manter uma conversa linear a qualquer momento, porém é comum que durante alguns comandos ele deixe claro que não é um mecanismo de pesquisa e que suas respostas precisam ser conferidas.

O Jasper Chat é gratuito, porém tem alguns recursos que são bloqueados apenas para os planos pagos. Ele não é barato, mas há uma opção de teste gratuito de 5 dias para quem quiser testar se vale a pena ou não. Interessou? é só clicar aqui e tentar.

HeyPi

HeyPi

A HeyPi é uma alternativa um pouco diferenciada, mas que pode ser uma boa pedida as vezes. Ela é uma IA pessoal, e com isso é focada em uma conversa, como um bate papo. Ou seja, ela não tem como foco pesquisas ou prompts e sim apenas uma forma de ter uma conversa casual ou até mesmo procurar por conselhos.

Para isso, ela é baseada em uma IA de suporte, e seu design é bem simples e minimalista, tornando tudo mais aconchegante. Há também a opção de escutar as respostas com 4 opções de vozes diferente. Ela é compatível com o português, podendo conversar nesse idioma, porém no áudio de voz o sotaque é bem forte como um estrangeiro falando a língua. Nada que estrague a experiência, entretanto.

Ela segue um diálogo contínuo, sempre dando opções para que a conversa não morra e focando nos temas que mais agradam. É totalmente gratuita e não precisa de registro nenhum para usar, só clicar aqui e experimentar.

CharacterAI

CharacterAI

O CharacterAI é uma alternativa para o ChatGPT bem divertida porque ele oferece a chance de você conversar com uma personalidade, seja ela um ator ou atriz, cantor, pessoa famosa ou até mesmo personagens fictícios como de filmes e desenhos animados. Nesse caso, o chatbot incorpora a personalidade desejada e responde as perguntas como esses personagens responderiam.

Para isso, eles utilizam bancos de dados na internet e até mesmo os oferecidos pelos usuários. Inclusive, dá até mesmo parar criar um personagem próprio oferecendo informações de personalidade, algo bem legal para um escritor que quer conversar com uma criação, por exemplo.

Mas ele deixa bem claro que tudo que é dito é faz-de-conta, ou seja, não deve ser levado a sério e nem como verdade. Caso algum dos personagens dê uma resposta ofensiva, eles pedem para que isso seja destacando com uma pontuação de 1 estrela.

Claro que, nesse caso, o CharacterAI é uma opção para quem quer se divertir um pouco e relaxar, ou seja, não deve ser usado como fonte de pesquisas ou profissionais. Ainda assim, vale a tentativa.

Para conhecer o serviço é só clicar aqui, escolher uma personalidade e iniciar uma conversa.

YouChat

YouChat

Outro buscador que agora já oferece uma opção de chatbot é o You, que também é treinado em um modelo de linguagem mais ampla e com isso mais atualizada, já que tem acesso a todos os resultados da internet. Com isso, ele consegue dar informações mais recentes para perguntas e até mesmo reformulá-las caso o usuário deseje.

Porém, é um pouco limitado a isso. O YouChat não escreve textos e artigos, por exemplo, como o ChatGPT, ele funciona apenas como um buscador mais preciso e completo. É ideal para quem quer fazer pesquisas sem precisar ficar vasculhando em resultados de busca e abrindo vários sites.

Além das pesquisas, ele também consegue escrever alguns códigos e até mesmo ter conversar mais descontraídas e dar conselhos. Além de resumir pesquisas, ele também consegue resumir conteúdos como livros. Porém ainda é limitado e por isso é comum que ele as vezes fique um pouco confuso e diz que não pode dar uma resposta.

O YouChat é gratuito e pode ser acessado direto no site, clicando aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X