Programar computadores a meu ver consiste na arte de escrever “receitas de bolo”. Algumas pessoas possuem um dom natural para passar instruções às máquinas de forma eficiente, criando programas de ótima qualidade, sejam em linguagem de baixo ou alto nível. Outras nem tanto. Mas o que pudemos observar aqui é que não importa qual linguagem você escolha, no final tudo se tornará opcodes em uma memória binária, e essa é a única linguagem que uma máquina realmente entende.
No princípio da computação, os primeiros e monstruosos computadores digitais valvulados não possuíam linguagens de programação alguma. Os programas eram inseridos diretamente em linguagem de máquina usando uma tediosa interface nada amigável de cabos, conectores e chaves. Era um trabalho geralmente feito por mulheres, pois possuíam menor propensão ao erro. Programar dessa maneira é o mais próximo que um ser humano pode chegar da máquina, mas devido o volume de dados processados atualmente, isso é algo impraticável.
Seria fantástico podermos ter diálogos com uma máquina em linguagem natural, como Neo conversando com o Oráculo em Matrix, mas creio que isso ainda seja um tanto quanto utópico para os computadores atuais.
O assunto é vasto e esse artigo não tem a pretensão de desmistificá-lo por completo. Isso seria impossível em tão poucas linhas de texto. Se você deseja saber mais sobre o assunto por favor consulte as referências no fim do artigo. Caso não tenha pouca ou nenhuma experiência com programação, sugiro o download do Portugol IDE para brincar um pouco “cozinhando” programas em seu computador.
Para saber mais
- Andrew S. Tanenbaum. Organização Estruturada de Computadores, 5a ed., Pearson Education, 2007. – Excelente livro de um dos mais renomados autores da área de computação.
- Newton A. C. Lages, Angelo de M. Guimaraes. Algoritmos e Estruturas de Dados, 1a ed., LTC, 1994. – Os autores utilizam o Portugol para ensinar a desenvolver algoritmos e estruturar dados.
- Portugol IDE – Web site dos desenvolvedores do Portugol IDE onde é possível realizar o download do software (acessado em 22/06/2012).
- Receita do bolo – Web site de culinária com a receita de bolo que usei de exemplo no texto (acessado em 22/06/2012). Bom apetite!
- William Stallings. Arquitetura e Organização de Computadores, 8a ed., Pearson Education, 2010. – Livro completo sobre arquitetura e organização de sistemas computacionais, altamente recomendado.
André Luiz Delai
Possui nível técnico em eletrônica pelo Instituto Politécnico de Londrina (1998), graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Norte do Parana (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: hardware evolutivo, dispositivos embarcados (microcontroladores), dispositivos lógicos programáveis (FPGAs). Atualmente realiza seu doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e trabalha no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de comunicação.
Contato: adelai@gmail.com
Deixe seu comentário