Atualmente o Google está mais do que consolidado no mercado de hardware, a companhia que colocou seu nome no mundo através do software, com o mecanismo de busca mais famoso do planeta, deu seu pontapé no universo dos dispositivos com os aparelhos da linha Nexus, tablets e smartphones. Mas mesmo nessas primeiras incursões a gigante das buscas não era a responsável pela produção do hardware, tudo era baseado em alianças com grandes fabricantes de eletrônicos, como HTC e Samsung. Podemos afirmar que a estratégia mudou completamente a partir da aquisição da Motorola, em agosto de 2011.
Além de inúmeras patentes o Google pôde ter acesso a muitas outras mentes brilhantes que se juntaram aquelas que já circulavam pelo Googleplex, permitindo que em 2012 Rishi Chandra, que atualmente é VP e gerente geral de produtos da companhia ligados a casas inteligentes, o engenheiro Majd Bakar, entre outras pessoas – inclusive alguns que eram da Motorola, desenvolvessem um dos dongles HDMI mais famosos e utilizados no mundo, o Chromecast, que chegou ao mercado em julho de 2013.
Esse foi a segunda tentativa da companhia nesse universo de dispositivos de streaming de mídia, o primeiro, e que foi um fracasso, foi o Nexus Q, lançado em 2012. Com o Chromecast a coisa foi outra, o aparelho se tornou um sucesso instantâneo, e passados seis anos desde o primeiro modelo temos uma verdadeira família. São três modelos da linha regular, de trocas de gerações, e dois paralelos.
Neste artigo iremos comentar sobre as diferenças entre dois deles, o Chromecast 3, lançado no ano passado, e o Chromecast Ultra, modelo que é lá de 2016, mas que em termos de especificações ainda é o mais parrudo da série. Vamos nessa!
Chromecast 3
Vamos começar pela versão mais recente dessa família de dongles de streaming do Google, o Chromecast 3. O salto em relação ao modelo anterior não foi nada significativo. Vamos partir do desig. Tanto o Chromecast 3 quanto o 2 carregam basicamente a mesma estrutura. Uma forma redonda com o cabo HDMI flexível saindo da parte superior.
Na parte superior da estrutura circular o Google promoveu algumas mudanças estéticas sutis. Sai de cena do acabamento black piano e aquele símbolo que é o mesmo do logo do Google Chrome e entra o acabamento fosco com uma pequena letra G ao centro. Essa letra é a mesma utilizada pela companhia em outros dos seus produtos “Made By Google”.
O Chromecast 3 também promoveu uma alteração em relação a opções de cores. O modelo anterior estava disponível nas cores preto, coral e limonada, enquanto o novo modelo pode ser encontrado apenas nas cores branco e preto.
Agora vamos para os aspectos técnicos. Aqui tivemos uma mudança mais interessante, o Google fala de um salto de 15% na performance. O símbolo desse salto de performance fica nítido quando observamos a capacidade de reprodução. Enquanto com o Chromecast 2 o conteúdo pode ser reproduzido na resolução Full HD (1980p) a 30 quadros, o Chromecast 3 pode entregar o dobro em relação a quantidade de frames, 60 fps.
A antena Wi-Fi do Chromecast 3 também é superior a do Chromecast 2. Em relação ao suporte de redes foi mantido o dual-band AC (Wi-Fi 5), 2,4 GHz e 5 GHz.
Chromecast Ultra
Como vimos acima o Chromecast 3 tem como característica de reprodução o conteúdo na resolução Full HD a 60 quadros por segundo, mas, como você já bem sabe, tanto o Youtube quanto outras plataformas de conteúdo em vídeo, como a Netflix e Amazon Prime Video, oferecem séries e filmes em 4K. Caso você tenha TV 4K e queria assistir conteúdos nessa resolução sem abrir mão do Chromecast como o acessório que irá gerenciar sua interação com esses apps será necessário uma outra versão do dongle, o Chromecast Ultra, lançado pelo Google em 2016.
O Ultra no nome dessa versão do Chromecast tem relação direta com a resolução que ele consegue atender, o “4K comercial” o Ultra HD (neste artigo explicamos as diferenças entre 4K e Ultra HD), que representa 3840 X 2160 pixels. O Chromecast Ultra consegue lidar com conteúdos nessa resolução a 60 frames por segundo. O dongle também suporta HDR10 e DolbyVision, padrões de HDR que também são disponibilizados por serviços de streaming.
Além desse upgrade nas especificações de configuração de reprodução, o Chromecast Ultra também conta com outras mudanças significativas em relação a sua construção e comportamento na prática. É incontestável a praticidade que o Wi-Fi garantiu ao mundo, mas em diversas situações, ainda mais se estivermos falando de uma casa com um roteador de entrada, a conexão cabeada ainda é o melhor cenário, principalmente pela estabilidade.
Como o Chromecast Ultra lida com 4K, que exige uma concentração de banda bem maior para a reprodução do conteúdo, o dispositivo, além da conexão wireless, também conta com uma porta Ethernet, para que você conecte seu cabo de rede, se assim achar viável. Outra particularidade do Chromecast Ultra é que para a alimentação você não poderá utilizar o cabo USB da sua TV, já que ele exige a alimentação diretamente pela tomada. O Chromecast Ultra também é um pouco mais pesado que o Chromecast 3: 47 gramas x 40 gramas. Além de também ser um pouco maior: 58,2 mm x 51,9 mm.
O Chromecast Ultra também é superior ao Chromecast 3 na conexão Wi-Fi. A versão mais parruda do Chromecast conta com a tecnologia MISO (multiple input, single output), combinação de múltiplas antenas para minimizar erros na transmissão e otimizar a velocidade de transmissão.
Qual a melhor opção?
Bom, essa decisão pode variar por diversos motivos. Partindo do básico, com ambos você terá a capacidade de aproveitar diversos aplicativos compatíveis com o Chromecast, como Netflix, Youtube, Amazon Prime Video e Spotify, usando seu smartphone ou tablet, com Android ou iOS, ou seu computador com Windows ou MacOS rodando o Chromecast, como meio para espelhar conteúdo.
Em relação as especificidades técnicas, como vimos acima, o Chromecast Ultra, é o único da família Chromecast, até o momento, a lidar com conteúdo na resolução Ultra HD, enquanto o Chromecast 3 reproduz apenas em Full HD. Agora um ponto que chega contra a versão Ultra é em relação a garantia e suporte local. Muitos produtos do Google não estão presentes oficialmente no Brasil, o Chromecast Ultra é um deles. Você encontrará este produto à venda apenas por lojas que o importaram. No Mercado Livre é possível encontrá-lo por cerca de US$ 340, enquanto o Chromecast 3, produto que recebe a chancela de presença oficial no Brasil, é vendido atualmente por cerca de R$ 270. O Google garante dois anos de garantia ao Chromecast 3, o mesmo não se aplica ao Ultra, já que não é oficial em nosso país.
Deixe seu comentário