Gerenciando pacotes usando o Adept

Por:
Gerenciando pacotes usando o Adept

Gerenciar os pacotes Debian instalados no computador sempre foi um dilema para muitos usuários, algo relativamente complicado de ser tratado com linha de comandos. Surgindo os gerenciadores gráficos, entre eles o famoso Synaptic, muita coisa mudou, tornando a questão dos pacotes algo fácil até para iniciantes.

O Adept é um gerenciador gráfico de pacotes que usa a API do libapt-frontend, utilizando as bibliotecas QT do KDE. O resultado é um software que pode ser usado em substituição ao Synaptic, baseado em GTK2.

Embora ainda em versão alpha, o Adept reúne as funções de atualização total do sistema, busca de pacotes por nome ou categoria, configuração dos mesmos e edição do sources.list. Umas das suas limitações de ser um alpha é o fato do único idioma ainda disponível ser o inglês, uma questão de tempo até algum colaborador ajudar na tradução.

Por ser feito com base nas bibliotecas do KDE, ele se mostra cheio de recursos, versátil e leve. Um ponto interessante é sua interface ser original, abandonando completamente o estilo “Kpackage” e simplificando o estilo “Synaptic”. Se tratando de um software novo, vamos te ensinar cada recurso do Adept, facilitando o seu dia-a-dia no gerenciamento de pacotes.

Para instalá-lo pelo Kurumin ou outra distribuição baseada no Debian, rode o comando:

# apt-get install adept libqt-perl

A instalação do libqt-perl é opcional, porém confere mais recursos ao Adept. Não se esqueça de rodar um apt-get update antes de instalar qualquer coisa via apt.

Após instalado, nenhuma configuração precisa ser feita, devido à simplicidade do programa. Veja sua tela inicial:

adept1
Para ver a descrição do pacote, simplesmente clique sobre seu nome. Abaixo do mesmo aparecerá, além da descrição, dois botões, um com o nome “Details”, e um outro que pode ser “Request install” ou “Request upgrade”. Como na imagem abaixo eu já tinha o alsa-base instalado, clica-se no “Request upgrade”. Sobre o Details veremos mais à frente.

adept2
Você pode selecionar quantos pacotes quiser, e enfim clicar no botão “Apply changes”, o terceiro da barra. Depois da confirmação, inicia-se o download. Automaticamente aparece a tela onde são mostrados os progressos da tranferência:

adept3
A instalação se inicia, com uma barra de progresso:

adept4
Para mostrar os detalhes da instalação, como numa saída de terminal, clique no botão “Details”. Esse modo permite uma conpreensão maior de prováveis erros e o melhor acompanhamento de todo o processo de instalação:

adept5
Pelo Adept você pode editar o sources.list, como se o fizesse pelo Kwrite, e para acessar essa função, basta ir no menu Adept, e “Manage repositories”. Ele deixa num tom de cinza automaticamente linhas comentadas, e em preto as válidas. Para adicionar um repositório, simplesmente adicione seu endereço ao campo “New repository”, e clique em “Add”. Após as mudanças, clique em “Apply”, traduzindo ao pé da letra, para aplicar as devidas mudanças. Não se esqueça de atualizar o apt após alguma alteração no sources.list, com o “Fetch update”. A modificação de repositórios é um ponto a favor do Adept com relação ao Synaptic, por não ter uma interface tentando simplificar demais.

adept6
Assim como no Synaptic, você pode procurar por categorias, como Games, Adiministração e outros. Na tela pricipal, clique na aba “All”, no lado direito, para mostrar todas as categorias disponíveis. Para procurar, simplesmente arraste a(s) categoria(s) que deseja ao campo “Tags I Want (drop tags here)”. Caso você deseja adicionar alguma categoria a ser exclusa, basta fazer o mesmo processo, mas arrastando no “Tag I Do Not Want (drop tags here). Pode-se usar mais de um tipo, e para remover, basta clicar no ícone de exclusão ao lado da categoria correspondente. Após arrastar e soltar, os pacotes são filtrados e aparecem na tela principal. É um tanto quanto diferente aos famosos quatro botões de busca e o painel lateral do Synaptic, porém é mais facilmente familiarizável e personalizável, sendo assim, a pesquisa de pacotes no Adept sem dúvida é mais prática.

adept7
Obviamente, você também pode procurar por nomes os pacotes desejados. Basta marcar se quer procurar pelo mantenedor, nome ou descrição. Os pacotes a serem mostrados podem ser não-instalados, instalados ou atualizáveis (estado). Para procurar, marque as devidas opções, basta digitar o nome na caixa “Search” e tascar um Enter. Escolha à vontade os pacotes a serem instalados, e prossiga normalmente.

adept8
É possível ver todos os detalhes de qualquer pacote na tela principal. Quando um pacote é clicado, como dito acima, automaticamente se expande uma caixa contendo o botão “Details”. Clicando nesse botão, você verá todas as informações disponíveis sobre o pacote, como mantenedor, tamanho, versão instalada no seu computador, dependências, entre outros. Você pode navegar entre as abas “Package relationships”, “Installed files” e “Additional information”. Para voltar à tela principal, clique em “Show list”.

adept9
Para efetuar um “apt-get update”, use o “Fetch update”, o primeiro botão da lista. Ele se encarregará de baixar todas as listas dos seus repositórios marcados no sources.list, conforme a tela a seguir. Uma barra de progresso é mostrado para cada arquivo a ser baixado, gerando assim um controle mais absoluto sobre os endereços problemáticos.

adept10
Um recursos interessante no Adept é a pré-visualização das modificações, acessível através do segundo botão da barra. Antes de você aplicar as mudanças e fazer uma “meleca”, usando esse recurso você poderá ver cada pacote que irá ser modificado e a ação que será tomada a respeito dele, como atualização, remoção ou instalação.

adept11
Pra quem gosta do sistema de atualizações na bandeja do Ubuntu, vai gostar do “Adept Notifier”, um ícone que mostra quando há atualizações de pacotes. Para ativá-lo, basta acessar Menu K > Sistema > Adept Notifier. Um ícone no formato de um triângulo é acionado no tray quando há pacotes disponíveis para atualização. Quando for sair dele pela primeira vez, ele te mostra a opção de ativá-lo a cada boot ou não.

adept12
Ao clicar no ícone, surge um assistente, o “Adept Updater”, que se encarrega, num passo a passo, de efetuar toda a atualização dos pacotes do sistema. É possível pré-visualizar toda a mudança a ser feita, como no próprio Adept. Note que, esse comando aquivale a um “apt-get upgrade”, podendo fazer seu computador simplesmente parar de funcionar.

adept13
Para fazer um upgrade geral na interface do próprio Adept, basta ir no menu “Adept”, e clicar em “Full upgrade”, equivalendo ao processo feito acima. Essa opção é igual a “Marcar todas as atualizações” do Synaptic. Para fazer apenas atualizações de segurança, use o “Safe update”, localizado no mesmo menu.

O Adept se mostra como um grande potencial entre os gerenciadoes de pacotes, principalmente para aqueles familiarizados com o ambiente KDE. Obviamente, não traz a mesma quantidade de recursos do Synpatic, como o de prender versões de pacotes, baixar logs de mudanças ou solucionar pacotes quebrados, justamente por ser um alpha. Como ainda está em fase de desenvolvimento, poderá conter vários bugs, mas também terá futuramente a integração de vários novos recursos, como a tradução pra o português brasileiro :-).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X