A importância do SSL para o seu negócio digital [VÍDEO]

Por: Godaddy
A importância do SSL para o seu negócio digital [VÍDEO]

Já falamos em outros artigos aqui no Hardware.com.br como a GoDaddy pode ser uma peça fundamental para que o seu negócio online tenha ainda mais relevância e credibilidade, já que, entre os inúmeros serviços oferecidos, temos o registro de um domínio personalizado, que ajuda a construir a autoridade na web para o seu negócio e também atua como uma forma de você ter uma página com o nome associado ao seu negócio. 

Neste artigo iremos falar sobre mais uma das possibilidades atreladas aos serviços oferecidos pela GoDaddy e que é de suma importância a aplicação na página do seu negócio. O sempre falado e buscado Certificado SSL.

Para que você entenda como é importante o SSL não só em termos tecnológicos mas também em termos de imagem que o seu negócio transparece, resolvemos ancorar a importância do SSL em três pilares:

Antes de passarmos por cada um desses fatores do SSL que atuam como verdadeiros alicerces na manutenção e confiabilidade para o seu negócio, vamos passar por uma explicação rápida sobre o que é o SSL e seu certificado autenticado.

O que é SSL?

A melhor forma de explicar o que é o SSL é transportando você para um cenário prático. Você pode até não saber tecnicamente o que é o SSL, mas, devido aos avanços da web, convive diariamente com essa tecnologia.

Você provavelmente já ouviu ou leu que uma das dicas básicas de segurança digital quando se está buscando a confiabilidade de uma página – principalmente se essa página lida com informações sensíveis, como dados de cartões de crédito – é o famoso cadeado, localizado no início da URL da página que você acessou.

Esse cadeado é o elemento básico que confirma a presença do Secure Socket Layer, o SSL. Tecnologia que tem como premissa tornar mais segura a comunicação e transferência de dados entre o usuário e o servidor web que hospeda aquela página. 

A grosso modo, o SSL, assim como o HTTPs, atua como um elo seguro entre o humano que está operando um dispositivo digital (como um smartphone ou computador), e que compartilhará dados importantes, com a máquina, o servidor que hospeda aquele serviço que o usuário está recorrendo.

O SSL é uma camada extra de proteção que garante mais um nível de confiabilidade para o usuário. Uma forma de aumentar a confiança na comunicação, já que as informações trafegadas serão criptografadas.

Da mesma forma que um certificado de conclusão de um curso estabelece que tal conteúdo, desmembrado em uma determinada carga horária, foi repassado ao aluno, identificado por sua assinatura no certificado, os certificados digitais SSL, emitidos por uma Autoridade Certificadora, atuam como este documento digital que confere a identidade ao site.

Ao invés de um certificado que atesta algum conteúdo repassado, o certificado SSL atesta a confiabilidade daquela empresa ou site pessoal. Fator que tem um impacto direto na forma como os mecanismos de busca irão interpretar a sua página.

Ao clicar no cadeado de um dos sites que contam com um certificado SSL você consegue visualizar algumas informações. Vamos, por exemplo, acessar o site da GoDaddy Brasil, clicar sobre o cadeado, e logo em seguida na opção “Certificado”.

Agora você consegue consultar algumas das informações sobre o certificado, como a emissão – singular para a GoDaddy -, por qual instituição o certificado foi emitido e sua validade.

Atualmente, os certificados SSL emitidos tem validade de um ano. Sim, o certificado SSL tem uma validade. 

Essa regra também tem relação direta com a parte de segurança, já que com a redução no tempo em que um certificado se mantém como válido (a validação anteriormente durava 2 anos) minimiza-se o risco de de utilizar Certificados com algoritmos criptográficos fracos ou vulneráveis, pois a atualização passa a ser anual.

Vamos agora falar sobre aqueles três pilares que o SSL garante para a sua página quando a implementação está ativa:

Fator Segurança

Esse é sem dúvida o ponto principal. Quando falamos de SSL falamos de segurança para a sua página. A implementação de um certificado SSL digital emitido por uma Autoridade Certificadora entra como uma das boas práticas de segurança digital que as páginas precisam seguir, ainda mais se falarmos de instituições bancárias ou de e-commerce.

Fator imagem 

Talvez você esteja pensando. Ah, como no meu site não irei lidar diretamente com dados sensíveis dos usuários que visitam a página, não preciso me preocupar com a adoção do certificado SSL.

Pensar assim é um grande erro. Por mais que o site que você irá hospedar na GoDaddy seja institucional, ou até mesmo um blog, adotar o certificado SSL é necessário. Diversos estudos já mostraram que o SSL acaba atuando como um fator de credibilidade para o seu negócio. 

O SSL impacta na imagem que as pessoas têm do seu site, isso sem contar o fato que os grandes navegadores, como o Google Chrome, fazem questão de escancarar para o visitante que aquele site não oferece uma comunicação segura. A chancela site inseguro é exibida. 

Tal alarde passa para o visitante que aquela página pode lhe trazer problemas, para os mais leigos, pode até simbolizar que aquele site pode trazer algum vírus para o dispositivo (em alguns casos pode até ser realmente verdade!)

Fator SEO

O terceiro fator é o SEO. Sites devem ser projetados levando em consideração as boas práticas para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. A comunicação HTTPs, e o certificado SSL, são fatores com influência direta nas posições dos mecanismos de busca.

A partir de 2017, o Google, buscador que domina o mercado, passou a marcar como inseguro os sites sem SSL, e, por consequência, sua posição no fator ranqueamento acaba sendo prejudicada. 

A ausência do SSL também impacta negativamente quando você precisa “vender” o seu negócio por outros meios digitais, como os perfis de redes sociais. O Facebook e o Instagram, mídias referência em veiculação de anúncios na atualidade, só direcionam os anúncios veiculados numa campanha de mídia programática se o site destino contar com SSL. 

Observou, como o SSL é imprescindível para o seu negócio digital? Mas fique tranquilo, a GoDaddy consegue auxiliar seus clientes com esse passo tão importante.

A hospedagem WordPress da GoDaddy passou a oferecer o certificado SSL de forma gratuita. É a oportunidade perfeita para que você desenvolva seu site apostando numa hospedagem realmente confiável e que já vai com o SSL ativo.

A GoDaddy também está trabalhando com um novo produto, que é na verdade uma suíte completa de segurança para o seu site. Além da questão do SSL, a suite inclui varredura anti-malware, remoção de malware e Firewall. Clique aqui para conferir.

Sobre o Autor

Fundada em 1997 nos EUA e presente em mais de 50 países, a GoDaddy é a maior registradora de domínios do mundo, além de também ser a primeira escolha de muitos para a hospedagem de sites. São mais de 19 milhões de clientes ativos em todo o mundo. A GoDaddy tem em seu plantel todos os serviços necessários para criar a presença online do seu negócio. Além de habilitar a identidade online que irá criar a autoridade para o seu negócio e hospedar o site para que você promova, venda ou aumente o potencial de divulgação da sua empresa, a GoDaddy também garante toda a segurança e melhores práticas para o ranqueamento nos mecanismos de busca. A GoDaddy tem uma equipe qualificada para prestar o suporte que o seu negócio precisa. Investir na GoDaddy é ter a garantia da melhor entrega em termos de registro de domínio, hospedagem, segurança (SSL), performance, profissionalização do e-mail, gerência completa ou até mesmo a criação do seu site desde o início. Sua presença online nunca foi tão completa. Registre, Crie, Hospede e Divulgue seu site. Conte com a GoDaddy.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário