10 jogos inesquecíveis do Game Boy Advance

10 jogos inesquecíveis do Game Boy Advance

O Game Boy Advance foi a versão mais poderosa do console portátil da Nintendo e, por isso, marcou uma geração de pessoas que conseguiam essa façanha de ter seus jogos em mãos em qualquer lugar e a qualquer hora.

O console foi marcado por muitos jogos inesquecíveis, muitos deles sendo remakes de outros títulos que tinham feito bastante sucesso nos consoles antigos da Nintendo e que chegavam até mesmo com melhorias. Por isso, vale a pena conferir alguns deles.

Leia também:

16 jogos inesquecíveis do Nintendo 64
14 jogos inesquecíveis do Super Nintendo

Jogos inesquecíveis do Game Boy Advance

Game Boy Advance

O Game Boy Advance foi lançado em 2001, porém só chegou ao Brasil no ano seguinte, em 2002. Ele se tornou o console com vendas mais rápidas da história naquela época, tendo sido um marco na indústria. Uma de suas maiores popularidades estava entre os jogadores que gostavam dos títulos clássicos.

Ele trouxe um grande avanço nos consoles portáteis e inclusive se destacou por trazer diversos jogos do Super Nintendo com melhorias consideráveis. Além disso, ele também contava com total retrocompatibilidade com jogos do Game Boy e do Game Boy Color.

Com isso, a quantidade de jogos disponíveis era bem grande, e hoje vamos destacar 10 títulos que se tornaram inesquecíveis para muitos jogadores.

Nossa lista não está rankeada e nem segue uma ordem de melhor para pior ou vice versa. E você está mais do que convidado(a) para comentar quais foram os jogos que mais te marcaram no GBA, principalmente se não estiver na lista!

1. Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald

A primeira dupla de jogos Pokémon a chega para o Game Boy Advance foi a Ruby e a Sapphire, e logo se tornaram clássicos inquestionáveis no console portátil e faz parte da lista de jogos inesquecíveis de muita gente que já teve um em mãos. Eles marcaram o lançamento da nova geração dos monstrinhos na época.

Logo depois surgiu o Emerald, que é considerado por muitos a versão acabada e definitiva do jogo, já que corrigiu alguns problemas encontrados no Ruby e no Sapphire, além de adicionar novidades, recursos e funcionalidades. De um lado os clássicos, do outro uma versão atualizada deles. No fim todos saem ganhando.

2. Pokémon Fire Red e Leaf Green

Pokémon Fire Red e Leaf Green foram remakes que chegaram no console pouco tempo depois para completar o sucesso da franquia no Game Boy Advance. Uma das vantagens dos novos jogos é que eles traziam os pokémons que estavam ausentes nos clássicos para quem quisesse completar a National Dex.

Ele também traz novidades como a possibilidade de correr, algumas correções nos tipos de pokémons, escolher o sexo da personagem e até mesmo a chance de conhecer uma nova região depois da liga Pokémon.

3. Super Mario World: Super Mario Advance 2

Super Mario World foi um sucesso tão grande no Super Nintendo que tanto quem já tinha jogado ele por lá quanto quem nunca jogou e queria uma chance de experimentar o game certamente aproveitou sua versão de Game Boy Advance. E isso fez com que ele se tornasse também um título de sucesso e inesquecível no console portátil.

O jogo é praticamente o mesmo, com poucas mudanças. Por ter uma tela menor, a resolução do jogo também era um pouco menor, houve umas mudanças no som também, mas de geral a versão do GBA não deixa nada a desejar para a do Super Nintendo. Até porque ele garantia a oportunidade de jogar esse favorito em qualquer lugar que você estivesse.

4. The Legend of Zelda: A Link to The Past and Four Swords

The Legend of Zelda: A Link do the Past é um dos títulos de grande sucesso na franquia, e não é a toa que foi lançado para o Super Nintendo, para o Game Boy Advance e, mais recentemente, para o Switch. E a versão para o GBA ainda é uma das melhores, de acordo com muitos jogadores.

Nesse jogo é possível conhecer um pouco mais sobre o passado de Zelda e de Link, e foi um dos primeiros a introduzir a jogabilidade entre dois mundos paralelos. Ele também trouxe algumas novidades em relação a versão para o SNES, como a possibilidade de ataque não apenas para frente quanto para os lados.

E o remake ainda vinha com um adicional, o Four Swords, que era um joguinho multiplayer para que amigos pudessem juntos enfrentar perigos em dungeons e templos, tudo de forma cooperativa.

5. Metroid: Zero Mission

Metroid é uma das séries clássicas do Nintendo, e é por isso que ela não poderia faltar na lista e também no próprio Game Boy Advance. O Metroid Zero Mission é mais um remake, trazendo de volta o primeiro jogo de Metroid que foi lançado nos anos 80 para o Super Nintendo. Dessa vez, ele chega mais modernos, com algumas melhorias e até um novo capítulo epílogo.

Nele o jogador controla Samus Aran em sua aventura no planea Zebes, onde é preciso caçar piratas e passar por elevadores e portas, tendo um gameplay muito semelhante com os outros jogos. Um aspecto interessante que faz com que Zero Mission seja um dos favoritos da franquia é que ele é o único que permite que o jogador controle Samus sem a roupa robótica.

6. Castlevania: Aria of Sorrow

Castlevania: Aria of Sorrow ainda é considerado até hoje um dos melhores jogos da franquia. Nele, o jogador controla um protagonista diferente, Soma Cruz, um jovem que acaba caindo no castelo do Drácula e descobre que tem habilidades especiais para impedir que um culto conseguisse reviver o monstro.

Ele tem visão em terceira pessoa e é em 2D, e mesmo se passando em um futuro mais distante, 2035, ainda conta com aqueles elementos medievais do castelo. Durante a campanha, Soma cruz consegue dominar as almas dos seus inimigos e através disso vai melhorando suas habilidades.

7. Mario Kart: Super Circuit

Não dá para ter um console da Nintendo sem uma versão do joguinho de corrida mais famoso da empresa, o Mario Kart. No caso do Game Boy Advance, a fraquia deu as caras com Super Circuit, que buscou alguns elementos do jogo do Nintendo 64 e ainda conseguiu melhorar muitos aspectos em relação ao do Super Nintendo.

Não é a toa que ele logo se tornou um sucesso no console portátil, trazendo praticamente toda a jogabilidade que os fãs já adoravam como os poderes de cada personagem, pistas coloridas e divertidas, opções de personagens diversas e desafios variados. E para quem tinha um Cabo Game Link, era uma boa pedida de competição entre amigos.

8. Astro Boy: Omega Factor

Astro Boy é um personagem bem conhecido e muito amado no mundo todo, e o seu jogo para o Game Boy Advance faz jus a essa fama. Astro Boy: Omega Factor oferece uma gameplay bem interessante e divertida, sendo um beat n’up clássico onde o protagonista precisa enfrentar obstáculos e inimigos em diferentes fases.

Para isso, além dos golpes como socos e chutes, ele também usa seus raios, além da habilidade de voar usando o seu poder de foguete. O jogo logo se tornou muito popular e hoje em dia faz parte do livro 1001 jogos que você precisa jogar antes de morrer. Além disso, ele faz várias homenagens a outros personagens famosos, como o caso de Megaman.

9. Sonic Advance

Para quem adorava a franquia Sonic e estava com saudades do personagem na época do Game Boy Advance, a chegada de Sonic Advance foi como um abraço. Ele traz uma nova aventura para a franquia e traz de volta diversos elementos únicos da série de jogos do Mega Drive. Além disso, ainda tem as novidades, como novo vilão e novas fases.

Sonic também é um personagem de muito sucesso, então seus jogos eram sinais de popularidade, tornando-se também inesquecível no console portátil da Nintendo. Vale lembrar que ele foi o primeiro lançamento de um game da SEGA para um console da Nintendo depois de muito tempo em que as empresas foram rivais ferrenhas no mercado.

10. Final Fantasy Tactics

Final Fantasy Tatics foi uma surpresa muito bem vinda para quem era fã de RPG, e nem precisava conhecer e ser fã da franquia, embora dificilmente isso acontecesse. Ele é um spin-off da série e trouxe uma jogabilidade bem interessante, como o fato de ter dias que alguns personagens não podiam usar determinados movimentos por causa dos juízes e suas leis.

Isso fazia com que os jogadores precisassem sempre modificar e pensar em novas estratégias para combater os inimigos. O jogo na sua versão Advance não foi considerada melhor do que a anterior, já que tinha uma história um pouco mais infantil, mas mesmo assim se tornou um ótimo título para o console.

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X