IOMeter: Padrões de leitura e escrita aleatória

Agora vamos ver o quanto o desempenho das unidades nos modos de leitura e escrita aleatória depende do tamanho do bloco de dados processado.

Vamos discutir os resultados de duas maneiras. Para conjuntos de dados pequenos, vamos traçar gráficos que mostrem de que forma a quantidade de operações por segundo depende do tamanho dos conjuntos de dados. Para grandes grupos de dados, vamos comparar o desempenho das unidades com base na taxa de transferência de dados em megabytes por segundo.

m63cc8867

4165ceae

A nova interface não é muito diferente da antiga quando o assunto é processar pequenos blocos de dados. As duas são bem inferiores à interface SATA 300, mas o HD ainda é o responsável pela velocidade final. Só que quando falamos em solicitações grandes (de um ou dois megabytes, semelhante a exibir fotos em um disco fragmentado), a nova interface se sai muito melhor do que a antiga. A implementação do USB 3.0 da Vantec é definitivamente melhor, sendo apenas um pouco mais lenta do que o HD conectado via SATA. A diferença entre os dois invólucros USB 3.0 aumenta quando o tamanho dos blocos de dados processados aumenta.

m5178592d

m68bb20b2

Na escrita a conversa é diferente. A unidade SATA é mais rápida com pequenos blocos de dados, enquanto as interfaces de periférico proporcionam um desempenho semelhante, tendo mais ou menos metade da velocidade do líder. Com blocos de dados maiores, a interface USB 3.0 chega mais perto do líder. O USB 2.0 alcança sua velocidade máxima com blocos de dados de 2 MB, enquanto o SATA e o USB 3.0 continuam acelerando. O Vantec, mais uma vez, é consideravelmente melhor do que o modelo da Buffalo, embora o último tenha comportamento mais previsível.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X