A placa

Por:
A placa

Por utilizar o formato ATX tradicional, bem menor que o formato utilizado pela Tyan Thunder, a Tiger MPX possui um layout bastante denso, com poucos espaços vazios. Um detalhe que chama à atenção é uma sólida fileira e capacitores entre os dois processadores, que garantem a estabilidade da alimentação elétrica e contribuem para a estabilidade geral da placa, mas que em compensação prejudicam um pouco a instalação do cooler, que fica bem junto aos capacitores:

gdh3
gdh4
Este espaço é insuficiente para alguns coolers mais avantajados, como o Thermaltake SK6 mas isto não chega a ser um grande obstáculo, pois esta não é uma placa para overclock. Com um cooler mediano para cada processador e dois exaustores dentro do gabinete, um jogando ar frio sobre os processadores e outro expulsando o ar quente pela abertura frontal você já estará bem servido.

Outra peculiaridade diz respeito à fonte de alimentação. Para utilizar dois processadores você deve obrigatoriamente utilizar uma fonte de 400 Watts ou mais, dependendo do que mais for utilizar no PC.

Basta fazer as contas: dois processadores Athlon MP 1800+ consomem 133 Watts de energia. Uma boa fonte de 300 Watts é capaz de fornecer 150 Watts na saída de 3.3V, mas se somarmos os dois processadores com os demais componentes do PC (mais uns 40 watts se formos otimistas) excederemos facilmente a capacidade de alimentação da fonte. Pode até ser que o PC dê boot, mas a estabilidade ficará comprometida.

E por outro lado você pretender utilizar um único processador, então uma boa fonte de 300 watts pode ser suficiente.

A placa trás nada menos que três conectores diferentes para a fonte de alimentação. O primeiro é o conector ATX padrão, que deve ser complementado por um dos outros dois conectores a fim de aumentar a quantidade de energia disponível para o processador.

Se você tiver em mãos uma fonte ATX-12V, com o conector extra de 4 pinos utilizado nas placas para Pentium 4 basta conectá-lo, caso contrário você pode utilizar um dos conectores para drive comuns, tanto faz usar um ou outro:

gdh5Duas opções de conector extra

Usando apenas um processador, um Athlon XP 1600+ a placa funcionou sem problemas utilizando uma fonte de 300 Watts, mesmo usando apenas o conector ATX padrão. Mas, ao tentar utilizar os dois processadores Athlon MP 1800+ usados no teste a placa sequer deu boot. Foi necessário mesmo utilizar uma fonte de 400 Watts e plugar o segundo conector.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X