Por ser uma placa destinada a servidores, a Tiger MPX realmente não foi construída pensando nos overclockers. Mas, mesmo assim conserva alguns recursos mínimos.
Não existe a possibilidade de aumentar a voltagem dos processadores, a placa permite apenas utilizar os valores default. Também não é possível alterar o multiplicador, nem configurar o valor CAS da memória, que fica fixo em 2.5 tempos, um meio termo entre os 2 e 3 tempos normalmente disponíveis, que garante a estabilidade da placa mesmo ao utilizar módulos de baixa qualidade, em troca de uma pequena perda de desempenho.
É possível usar FSB de 100 ou 133 MHz, opção configurada através de dois jumpers encontrados na placa. O FSB de 100 MHz é destinado a processadores Duron ou Athlon Thunderbird, que podem ser utilizados na MPX, embora a Tyan suporte oficialmente apenas os processadores Athlon XP e Athlon MP.
Mas, não é tão ruim quanto parece à primeira vista. No setup você encontrará algumas opções de frequências alternativas, que valem para o processador e memória. Utilizando FSB de 133 MHz você terá um total de 9 opções: 133 MHz, 135 MHz, 136 MHz, 138 MHz, 140 MHz, 142 MHz, 144 MHz, 146 MHz e 150 MHz.
O overclock fica um pouco limitado sem a opção de aumentar a voltagem, mas de qualquer forma, não é uma boa idéia aumentar muito a frequência dos Athlon XP e MP de 0.18 mícron, pois a partir do 1800+ os processadores já estão trabalhando muito perto do limite. Num PC dual Athlon então nem se fala, já que a dissipação térmica dobra, sem que você tenha a chance de aumentar a ventilação do gabinete na mesma proporção.
Apesar do BIOS não oferecer o tradicional monitor de temperatura e de rotação dos coolers, você pode acompanhar os números através do Windows usando o software incluído no pacote.
Falando em coolers, a placa oferece nada menos que 5 plugs de energia para exaustores. Ou seja, você tem conectores para os coolers dos dois processadores e para mais 3 exaustores de fonte. É ideal para quem gosta de case mods, ou de simplesmente colocar muitos exaustores dentro do gabinete.
Deixe seu comentário