Chipset e memória

Por:
Chipset

A ponte norte do AMD 760MPX é protegida por um dissipador metálico, que pode ser encontrado não apenas na Tyan Tiger, mas em todas as placas mãe baseadas neste chipset. O fato é que a ponte norte do chipset realmente esquenta bastante, o que torna o dissipador um componente importante para manter a estabilidade do sistema. Como a área fica bem entre os dois processadores e recebe parte do fluxo de ar gerado pelos dois coolers, o dissipador passivo acaba sendo bastante eficiente:

gdh6
O grampo utilizado permite que você retire o dissipador facilmente:

gdh7
Um pouco de pasta térmica não faz mal a ninguém não é mesmo? Mas parece que a Tyan exagerou um pouquinho nesse 😉

A foto abaixo é uma visão aérea da ponte norte do chipset, sem o dissipador. Veja que resolveram aproveitar o mesmo encapsulamento usado no K6-2:

gdh8
A ponte sul está localizada na sua posição padrão, entre os slots PCI:

gdh9

Memória

A placa oferece 4 slots de memória, mas, assim como em outras placas DDR, você só poderá popular os 4 slots caso utilize módulos registrados. Estes módulos incluem dois ou quatro pequenos chips, montados na horizontal, logo abaixo dos chips de memória. Estes chips adicionais são buffers de dados, que diminuem o nível de ruído eletromagnético que torna-se maior conforme são usados mais pentes de memória.

gdh10Os slots de memória

O grande problema é que os módulos registrados são muito mais caros e difíceis de encontrar, por isso existe a possibilidade de utilizar módulos DDR padrão, desde que sejam usados apenas dois módulos.

Naturalmente a placa não se recusa a dar boot caso você utilize três ou quatro módulos não registrados, mas a estabilidade não é mais garantida. Fiz um teste com três módulos de memória DDR genéricos de 256 MB e a placa manteve-se bastante estável, resistindo inclusive à várias compilações do kernel do Linux. Faltou apenas fazer um teste com quatro módulos.

Além do problema com os módulos registrados, a Tiger pode apresentar problemas de estabilidade com algumas marcas de módulos. No site da Tyan está disponível uma tabela de módulos certificados, mas a lista não é muito extensiva.

Eu senti este problema na pele usando dois módulos da NEC de 256 MB. Com eles o sistema ficou tão instável que não consegui terminar a instalação do Mandrake: o instalador era sempre abortado em estágios variados, sempre acusando erros de memória.

Como ambos os módulos funcionavam perfeitamente numa outra placa, voltei à loja onde os tinha comprado e troquei por dois módulos genéricos para fazer o teste. Desta vez a placa ficou perfeitamente estável, tanto que os testes feitos nesta análise foram realizados com a dupla.

Fica a dica. Se você tiver problemas com a sua MPX, antes de mais nada experimente trocar os módulos de memória por outros de uma marca diferente. Nas minhas andanças pela Web encontrei algumas queixas de instabilidade feitas por usuários da MPX, provavelmente devido ao mesmo problema.

Se você estiver montando um servidor o ideal é utilizar módulos registrados, que vão assegurar a estabilidade mesmo usando quatro módulos e de quebra permitirão utilizar todos os 4 GB de memória suportados pelo chipset.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X