benchmarks

Por:
Benchmarks

O objetivo dos testes a seguir é mostrar em quais aplicativos o uso de dois processadores representa ganho de desempenho e qual é a percentagem do ganho. Mais uma vez, lembre-se que apesar do desempenho com um ou dois processadores ficar próximo na maioria dos testes, o ganho de utilizar dois processadores aparece ao utilizar vários aplicativos ao mesmo tempo, uma situação que os benchmarks não conseguem reproduzir muito bem.

Configuração usada nos testes:

Dual:
2x Athlon MP 1800+
Single: 1x Athlon MP 1800+

RAM: 512 MB DDR, genérica (2x 256 MB)
HD: Maxtor D740DX 40 GB
(HD cedido pelo Portal do PC: http://www.portaldopc.com.br/)
Vídeo: GeForce3 Ti 500 64MB (Leadtek)

O sistema operacional usado em todos os testes foi o Windows 2000 Professional, com excessão, naturalmente, do teste de compilação do Kernel do Linux.

Vamos aos números:

Winstone 2002, Content Creation:

Dual Athlon MP 1800+: 32.3

Single Athlon MP 1800+: 28.9

O Content Creation simula várias tarefas tipicamente usadas por usuários do Microsoft Office, simulando o trabalho com várias janelas simultâneas e tarefas sendo executadas simultâneamente. Aqui o segundo processador resultou em um ganho de pouco mais de 10%.


3D Mark 2001

Dual Athlon MP 1800+: 7194

Single Athlon MP 1800+: 7356

Este é um exemplo onde o segundo processador resulta em uma pequena perda de desempenho. O 3D Mark mede o desempenho do sistema na geração de gráficos 3D, mas é inteiramente otimizado para o uso de apenas um processador. Com isto não existe praticamente nenhum ganho ao acrescentar o segundo processador e, por causa do overhead gerado pela divisão de tarefas entre os dois processadores feita pelo Windows 2000 o desempenho acaba sendo quase 3% menor.

Compressão de vídeo usando o Xmpeg (Divx 4)

O Xmpeg é uma versão melhorada do Flask MPEG, que oferece um bom suporte a multiprocessamento. Este é um exemplo de aplicativo otimizado, onde o uso de dois processadores representa um ganho de desempenho expressivo:

Dual Athlon MP 1800+: 54 FPS

Single Athlon MP 1800+: 32 FPS

Agora sim, o ganho de desempenho é que quase 75%, mostrando como o segundo processador pode fazer diferença em aplicativos otimizados. Este é um dos casos onde existe uma grande possibilidade de otimização, já que a compressão de vídeo exige uma carga de processamento muito grande, sem sobrecarregar o barramento com a memória RAM.

Você pode baixar o Xmpeg em:http://www.divx-digest.com/articles/xmpeg_setup.html

Linux, compilação do Kernel (make -j3 zImage, módulos default)

Dual Athlon MP 1800+: 1:54 min

Single Athlon MP 1800+: 3:13 min

Ao compilar o Kernel usando o comando “make zImage” você terá resultados parecidos usando um ou dois processadores, mas ao adicionar a opção “-j3”, que indica a existência de um segundo processador, a carga é dividida de uma forma muito mais eficiente entre os dois processadores, fazendo com que a compilação seja 60% mais rápida ao usar dois processadores. A tarefa que demorava horas num 486 é vencida pelo Dual Athlon em menos de 2 minutos 🙂

Outros programas para Linux como o Gimp, POV-Ray e o Blender também oferecem ganhos de desempenho expressivos.

Os links abaixo trazem mais alguns benchmarks da Tiger MPX:

http://www.socketa.com/reviews/tyan/tigermpx/3.shtml
http://www.athlonxp.com/reviews_tyan_4.html
http://www.linuxhardware.org/features/01/10/15/1443234.shtml
http://www.tweakers.com.au/articles/motherboard/tyan_s2466n/page4.asp
http://www.overclockers.co.nz/ocnz/mobo/tigermpx/3.shtml
http://www.lostcircuits.com/motherboard/amd_mpx/11.shtml

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X