Um dos pontos negativos do Surfer em relação ao Eken M001 é que ainda não existem opções de firmwares com tweaks para ele. As atualizações oficiais da Smartbook por enquanto se restringem a pont-releases baseados no Android 2.1, sem notícias de uma eventual imagem baseada no Froyo. As atualizações estão disponíveis no:
(clique no link “Treiber & Dokumentationen anzeigen “).
O processo de instalação é um pouco mais arcaico que o do Eken M001 e exige a presença de um PC com o Windows para gravar a imagem.
O primeiro passo é descompactar o .rar, renomear a pasta com os arquivos para “OS” e copiá-la para o diretório C:, criando a pasta C:\OS (a pasta é hardcoded no arquivo update.bat, se quiser usar outra pasta, você vai precisar modificar o path dentro do arquivo).
Feito isso, ligue o aparelho na porta USB e execute o C:\OS\update.bat. Um terminal será aberto, com a mensagem “waiting for device”. Nesse ponto, segure a tecla Back na parte de trás do aparelho e, sem soltá-la, use a stylus para pressionar o botão de reset.
Mantenha a tecla back pressionada enquanto o aparelho reinicia e você verá indícios de atividade no terminal, indicando que a gravação foi iniciada. Quando ele chegar no “writing ‘system’…” você pode finalmente sotar a tecla back e aguardar pacientemente pelo final da gravação.
Depois que a gravação for concluída (o terminal fechará sozinho) desconecte o cabo USB e pressione novamente o botão de reset para concluir a instalação. O primeiro boot demorará mais do que o normal, mas a partir do próximo tudo volta ao normal.
Independentemente do firmware usado, você vai logo perceber que este tablet sofre do mesmo problema do Eken e de outros tablets chineses: a autonomia limitada devido à falta de funções avançadas de gerenciamento de energia. Como o tablet fica ligado continuamente (desativando apenas a tela), a autonomia é sempre de no máximo 5 horas, independentemente de você usar o tablet ou não. Mesmo que não faça nada, basta esquecê-lo ligado durante a tarde para que a bateria esteja completamente descarregada no início da noite.
Isso acontece devido ao simples fato de tanto o Telechips 8902 quanto o VIA VM8505 serem SoCs destinados a players de mídia, set-top-boxes e outros dispositivos semi-portáteis, e não para smartphones. O consumo de ambos é muito baixo se comparado a um chip x86, mas o chip permanece ativo mesmo quando não está sendo usado, drenando a carga da bateria.
Com isso, você precisa escolher entre sempre ligar e desligar o tablet, ou em deixá-lo sempre ligado na tomada enquanto não estiver usando.
Deixe seu comentário