Jogos 3D

Em termos de jogos, os donos de subsistemas de discos mais velozes certamente vão contar com um carregamento mais rápido dos jogos, das fases e dos saves. Isso é óbvio, então vamos conferir a influência dos subsistemas de disco e memória na jogabilidade em si, ou seja, na taxa de quadros (ou frame rate).

Testamos vários jogos nesta análise, e não encontramos nenhum que exigisse mais de 4 GB de RAM. Logo, os jogos modernos não costumam usar o arquivo de paginação em configurações comuns de PCs. Vamos aos números:

Como se pode ver, a taxa de quadros não depende da velocidade do disco e nem da quantidade de memória. Observe que tanto a média quanto o valor mínimo de quadros são idênticos, o que indica que todos os dados cabem com folgas na memória. Não é necessário carregar dados do disco enquanto você permanecer na mesma fase.

Bom, dá para sentir os benefícios de um disco rápido ou de mais memória em jogos se seu modelo de utilização for diferente. Quem usa o computador como videogame não precisa de um SSD e de 8 gigabytes de RAM, mas se você roda jogos junto com outros programas em segundo plano a coisa muda de figura. E muda mesmo que o jogo e o outro aplicativo caibam juntos na memória do sistema.

Para ilustrar essa situação, medimos a taxa de quadros de Far Cry 2 enquanto o HandBrake rodava em segundo plano para codificar vídeo HD. Esses programas não tomam mais do que 4 gigabytes, mas o disco mais rápido e uma maior quantidade de memória aumentaram consideravelmente a taxa de quadros.

Embora a taxa de quadros não seja afetada, as atividades em segundo plano podem causar lentidão nos seus jogos. Para evitar esse problema, só mesmo com disco mais rápido ou com mais memória.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X