Conclusão

Com nossos testes de situações reais e medições complexas, chegamos a um veredito sobre as formas preferenciais de atualização. É preferível usar um SSD rápido no sistema do que instalar mais de 4 gigabytes.

O padrão atual de 4 GB é suficiente para a maioria das situações, e não notamos benefícios dignos de nota em se ter mais do que isso, a não ser que você tenha um HD muito lento. Nesse caso, a tecnologia SuperFetch, que usa a memória para fazer cache de dados que serão usados, pode fazer seu computador responder melhor. Ainda assim, é mais jogo investir o dinheiro em melhorias no seu subsistema de disco, o que vai gerar resultados bem melhores.

O Windows 7, especialmente em sua versão de 64 bits, tem um gerenciador de memória avançado que pode fazer um ótimo e eficiente uso da memória disponível. Ele precisa de menos memória que o Windows Vista. Mesmo que o Gerenciador de Tarefas mostre que quase toda a memória física esteja sendo usada, isso não significa que falte memória ao computador: isso é obra de um eficiente cache de dados.

Diferente do que acontece com mais RAM, um subsistema de disco mais veloz, baseado em um SSD, sempre vai ser vantajoso. Além de aumentar a velocidade de acesso ao disco pelos aplicativos, o SSD faz a plataforma como um todo responder melhor. O sistema operacional e os aplicativos demoram menos para iniciar, e os arquivos abrem mais rápido. Ainda que sua produtividade não vá aumentar muito por causa disso, vai ser mais agradável usar o computador.

É preciso entender que a melhoria do subsistema de disco não é uma solução universal. Em aplicativos específicos, 8 gigabytes de memória podem ter prioridade sobre um disco mais rápido. O Adobe Photoshop, por exemplo, pode fazer bom uso de 8 GB de RAM. Quem roda máquinas virtuais, como o VMware ou o VirtualBox da Oracle, também precisa de uma boa quantidade de memória. Nesse caso, não será preciso parar uma máquina virtual para iniciar outra, e você vai poder simplesmente alternar entre elas. Mas esses são cenários de utilização profissional, e os profissionais não perguntam aos outros sobre quais componentes aprimorar. Eles já sabem do que precisam para obter um desempenho melhor.

Resumindo, estas são nossas recomendações para usuários comuns. Se você tiver que escolher entre diversas maneiras de aprimorar ainda mais seu computador de alto desempenho, nós recomendamos a melhoria do subsistema de disco com SSDs. Investir em mais RAM, só se você sentir falta de memória e se o incessante swap do sistema operacional o irritar.

Créditos a Ilya Gavrichenkovxbitlabs.com

Tradução por Roberto Bechtlufft <info at bechtranslations.com.br>

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X