Configurando o vídeo no linux

Por:
Todas as distribuições que testei conseguem configurar o vídeo, porém não detectam corretamente a resolução da tela. O vídeo funciona, mas fica a 1024×768, sem usar toda a área da tela.

Para configurar corretamente a resolução de vídeo, é necessário utilizar o “915resolution”, um pequeno programa que ajusta as configurações no BIOS do chipset de vídeo, de forma que ele reporte corretamente as resoluções
suportadas para o sistema. A tela do Vaio TX760P usa resolução de 1368×768. O comando para ajustar o vídeo fica:

# 915resolution 5c 1368 768

Este comando precisa ser executado a cada boot. Use os comandos abaixo para criar um script de inicialização que se encarregará de fazer isso para você:

# echo “915resolution 5c 1368 768” >> /etc/rcS.d/S39915resolution
# chmod +x /etc/rcS.d/S39915resolution

Isto encerra a parte complicada. Falta agora apenas verificar o arquivo de configuração do vídeo. Abra (como root) o arquivo “/etc/X11/xorg.conf” e verifique as seguintes configurações:

Procure pela linha “Driver”, que especifica o driver de vídeo que será usado. Ela deve ficar assim:

Driver “i810”

No final do arquivo, você encontra a seção “Screen”, que especifica a resolução e profundidade de cor que será usada. Ela deve ficar assim:

Section “Screen”

Identifier “Screen0”
Device “Card0”
Monitor “Monitor0”
DefaultDepth 24

SubSection “Display”

Depth 24
Modes “1368×768”

EndSubSection

EndSection

Depois de verificar tudo, salve o arquivo e reinicie o vídeo pressionando Ctrl+Alt+Backspace para testar a configuração. O arquivo de configuração do vídeo é relativamente grande, mas você só precisa se preocupar com estas
linhas.

As teclas de atalho para ajustar o brilho da tela (Fn+F5, Fn+F6) funcionam no Linux, mas é preciso que os módulos “sony_acpi” e “sonypi” estejam carregados. Caso necessário, carregue-os usando o modprobe:

# modprobe sony_apci
# modprobe sony_pi

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X