Conclusão

Por:
No Windows, o TX670P é uma boa máquina. Todos os recursos de gerenciamento, teclas de atalho e a interface WAN funcionam dentro do esperado. Ele cumpre o que promete, fazendo bem seu papel de ultra-portátil.

Por causa do fraco desempenho do vídeo onboard, você terá dificuldades para rodar o Vista usando o Aero e todos os efeitos 3D, mas este é um problema que afeta a maioria dos notebooks no mercado. O problema está mais com o excesso de recursos utilizados pelos efeitos 3D do Vista que com os equipamentos.

Entretanto, no Linux a história é um pouco diferente. O Vaio precisa de um conjunto de patches para funcionar corretamente no sistema. O maior obstáculo é um bug no driver IDE, corrigido apenas no Kernel 2.6.18, que faz com que o sistema corrompa dados ao acessar o HD. O problema afeta a maioria das distribuições atuais, incluindo o Ubuntu 6.10 e o Kurumin 6.1. Ambos rodam bem a partir do CD, mas ao tentar instalar você começa a enfrentar problemas crônicos causados pelo corrompimento dos dados no HD. O mais comum é que a instalação seja abortada num ponto aleatório, quando o sistema não consegue copiar ou modificar um arquivo. No caso do Ubuntu 6.10, uma das tentativas parou nos 66% e outra nos 78%, ambas com um erro avisando que o HD possivelmente estava com badblocks.

Naturalmente, todo o hardware foi rechecado e o HD estava perfeito. A falha na instalação se deve mesmo ao bug no driver IDE e não a qualquer problema com a máquina.

Nos testes, utilizei o Kanotix 2006 RC1, que já usa o Kernel 2.6.18-1 e graças a isso instala e roda sem maiores percalços. Alguns dos recursos, como a tecla de atalho para alterar a resolução não funcionam e é necessário instalar os patches para ativar a interface WAN, mas fora isso o sistema funciona sem grandes limitações.

Também usei o Kurumin 6.1, atualizando o Kernel para a mesma versão utilizada no Kanotix 2006, com os mesmos resultados.

Com um pouco de esforço, é possível ativar todos os recursos do Vaio no Linux, incluindo o Wireless e a interface WAN. Porém, isto demanda uma boa dose de trabalho e pesquisa. Este modelo não é uma boa opção para quem quer um notebook que funcione “out of the box” no Linux.

Hardware cedido pela Hardstore para análise. A Hardstore Informática é uma empresa sediada em Porto Alegre/RS, especializada na venda de equipamentos de informática. Contando com uma boa linha de produtos a pronta-entrega, possui uma loja física em um espaço nobre da cidade e também uma loja online com vendas para o Brasil inteiro e possibilidade de pagamento no cartão de credito. 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X