Samsung Galaxy A5

Samsung Galaxy A5

Hoje a nossa análise será do smartphone Galaxy A5 da Samsung que continua levando pra frente a “evolução do design do Galaxy” que assim como outros aparelhos como o Galaxy Alpha, GalaxyNote 4, Galaxy S6/S6 Edge, Galaxy A3, A7 e o mais recente A8 oferecem as laterais feitas de metal, oferecendo um design mais premium para os aparelhos e diminuindo as críticas dos consumidores em relação ao uso decorrente do plástico nos aparelhos da companhia sul-coreana. 

Vamos conferir se além desse upgrade na estrutura a Samsung conseguiu convencer com o desempenho do A5:

 

► Design e conteúdo da embalagem:

No início de 2015 a Samsung apresentou o Galaxy A3, A5, e A7, que apresentam como grande atrativo as laterais em metal e a sua extrema “magreza” em relação a espessura. Completando essa nova série a companhia apresentou neste mês o A8, que é o smartphone mais fino já lançado pela empresa, com íncriveis 5.9mm de espessura. 

Disponível nas cores Champagne Gold, Midnight Black, Soft Pink, Light Blue e Pearl White (No Brasil encontra-se apenas os modelos Midnight Black e Pearl White) o A5 que é um dos modelos dessa nova série da Samsung, encaixa-se na categoria de um aparelho intermediário, que a primeira vista chama atenção devido a sua bela construção, lembrando bastante o design de um iPhone e espessura (6,7mm). A aparência do aparelho segue a mesma linda da maioria dos modelos desenvolvidos pela Samsung, com a tela de 5 polegadas predominando boa parte da dimensão do A5, botão home no canto inferior central e claro os botões de controle de volume e de desbloqueio da tela nas laterais, que agora são revestidas pelo metal.

No canto direito do smartphone, que é o mesmo lado onde encontra-se o botão para desbloquear a tela temos duas gavetas, uma delas para o posicionamento dos cartões SIM e a outra destinada ao cartão microSD (de até 64 GB). Vale destacar que parte traseira do A5 não pode ser removida, justamente por isso que há essas duas gavetas. A câmera do A5 salta ligeiramente em relação a estrutura do aparelho, mas nada que atrapalhe ou incomode em algumas situações como por exemplo ao colocar no bolso da calça.

A entrada para o fone de ouvido localiza-se na parte inferior do smartphone, juntamente com a área para o encaixe do cabo micro-USB. O conteúdo da embalagem do A5, traz o cabo USB, carregador de parede, fone de ouvido, algumas borrachinhas para o fone, e uma espécie de pino para que as bandejas do cartão SIM e microSD possam ser abertas.


Configuração:

O Galaxy A5 traz uma tela de 5 polegadas com resolução HD (1280 x 720p), processadorSnapdragon 410, com quatro núcleos rodando a 1.2 GHz, 2 GB de RAM, câmera frontal de 5 MP e traseira de 13 MP. 

Para o armazenamento interno a Samsung optou por 16 GB, que pode ser expandido para até 64 GB via cartão microSD. Bateria de 2300 mAh, suporte e conectividade 4G.


► Tela:

O Galaxy A5 traz uma tela de 5 polegadas com resolução HD (1280 x 720p) com tecnologia Super AMOLED (que é uma das grandes características dos smartphones da Samsung), oferecendo um alto nível de contraste e brilho intenso. Em tarefas como reprodução de vídeos, navegação na web e jogos, a tela se mostrou equilibrada em todas as tarefas, exibindo cores vivas e convincentes. Em situações de luz solar intensa elementos mais escuros acabam sendo prejudicados.


► Câmera:

A Samsung investiu numa câmera traseira de 13 MP para o Galaxy A5, com o sensor Sony Exmor RSIMX 135. Dessa nova linha de Galaxy A, o único modelo que conta com mais megapixels que o A5 é o A8 que oferece 16 MP. 

Basicamente o desempenho da câmera do A5 segue a mesma linha da grande maioria dos smartphones. Em locais com boa iluminação o resultado é bastante satisfatório, porém em locais com pouca iluminação o nível de detalhes cai vertiginosamente, porém o nível de ruído gerado pela câmera em locais com baixa luminosidade é bem pequeno, agindo como um contraponto em relação a queda dos detalhes.

O acionamento da câmera e a captura das imagens acontece bem rápido, sem nenhum engasgo em relação ao processamento da imagem. O Galaxy A5 também é capaz de gravar vídeos FullHD a 30fps, com uma boa qualidade de nitidez, principalmente em locais iluminados.

A câmera frontal do Galaxy A5 traz 5 MP, seguindo a tendência dos fanáticos por selfies, com recursos interessantes como por exemplo a possibilidade de criação de selfies panorâmicas de até 120º, embelezar o rosto e bater a foto via comando de voz e de gestos.

 

Fotos com o Galaxy A5:


► Sistema:

O Galaxy A5 vem equipado com o Android 4.4 Kitkat, e aos poucos a Samsung vem disponibilizando a atualização para o Android 5.0 Lollipop, porém como a atualização foi anunciada no final de maio, muitos modelos do Galaxy A5 ainda estão com o KikKat. O modelo que testamos ainda está com a versão 4.4, e como de costume a Samsung incluiu a sua interface Touwchwiz, muito criticada pelos usuários devido a queda de performance que a interface influi no aparelho. 

Um ponto positivo é que o Galaxy A5 traz um número menor de aplicativos pré-instalados, um contratempo a menos para os usuários.


 Testes de Desempenho (Benchmark)

Colocamos o Galaxy A5 para ser testado em alguns dos melhores softwares para medir o desempenho geral do smartphone. Para estes testes utilizamos o Antutu Benchmark (para termos acesso ao desempenho em relação a sessões multitarefa, armazenamento, CPU, entre outros), o conhecidíssimo 3D Mark ( avaliação gráfica do dispositivo, dividida entre três modos distintos: Ice Storm, Ice Storm Extreme e Ice Storm Unlimited.

Rodamos também o Vellamo que avalia o desempenho do smartphone em relação a navegação na web, realizando uma mescla de processamento de imagens, linguagens e comunicação.

Confira abaixo os resultados:

► Antutu Benchmark:

► 3DMark: 

Pontuação no Ice Storm

Pontuação no Ice Storm Extreme

Pontuação no Ice Storm Unlimited 

 Vellamo Mobile Benchmark:


Desempenho em games:

O Samsung Galaxy A5 traz a GPU Adreno 306, uma versão atualizada da 305, que consegue reproduzir os principais jogos voltados para Android, durante nossos testes percebemos um nível de serrilhamento bastante perceptível em jogos como Asphalt 8: Airborne, além de alguns problemas na qualidade das texturas. 

Alguns smartphones equipados com a Adreno 306:

  • Samsung Galaxy A3
  • Samsung Galaxy A5
  • Samsung Galaxy GrandPrime
  • Motorola Moto E 2015
  • Xiaomi Redmi 2

Print de alguns jogos sendo executados no Galaxy A5:

Asphalt 8: Airborne

Need For Speed No Limits:

UFC:

Modern Combat 5: Blackout:


► Bateria

A Bateria de 2.300 mAh do Galaxy A5 consegue atender muito bem todas as tarefas dia a dia, conseguindo ficar praticamente um dia fora do carregador. Caso o usuário seja mais moderado é possível esticar para quase dois dias sem necessitar uma carga completa. Em situações intensas de jogos e reprodução de vídeos ( com o Wi-Fi e Bluetooth desligado) o A5 consegue suportar quase 8 horas de uso 

Através modo de ultra economia de bateria é possível melhorar ainda mais a autonomia. Com esse recurso ativado a cor da tela é alterada para a escala de cinza, limita o uso dos aplicativos, desliga oWi-Fi, Bluetooth e dados móveis. De acordo com a Samsung com o recurso ativado e o smartphone totalmente carregado a companhia promete que a bateria dure mais de 12 dias.


► Especificações Completas:

  • Modelo: SM-A500F
  • Tela: 5 polegadas com resolução HD (1280×720
  • Processador; Qualcomm Snapdragon 410, quad-core de 1,2 GHz
  • GPU; Adreno 306
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento interno; 16 GB (expansível até 32 GB via microSD)
  • Câmera traseira; 13 MP
  • Cãmera frontal; 5 MP
  • Conectividade: HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0
  • Dimensões: 139.3 x 69.7 x 6.7 mm
  • Peso: 123 gramas
  • Sistema: Android 4.4 KitKat

► Pontos Positivos:

  • Construção impecável
  • Qualidade da tela
  • Autonomia da bateria
  • Câmera

► Pontos Negativos:

  • Poderia vir atualizado com o Android 5.0 Lollipop
  • Preço

► Veredito

O Galaxy A5 traz boas características para grande parte dos usuários, passando desde a sua bela construção com as bordas de metal, câmera e autonomia de bateria. Porém algumas deficiências na execução de tarefas mais pesadas e o seu alto preço em torno de R$ 1.000,00, descredencia o A5 na relação custo x benefício.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X