Gerenciamento de pacotes e segurança

O Salix OS usa o Slackware apt: slapt-get para gerenciamento de pacotes na linha de comando, gslapt para gerenciamento de pacotes com interface gráfica. Há anos eu venho usando essas ferramentas em distribuições como o VectorLinux e o Wolvix, mas o Salix OS tem a melhor implementação que já vi até hoje. Nos últimos dez meses, o sistema não falhou nenhuma vez comigo. Sim, volta e meia falta uma dependência, mas basta um post no fórum para resolver o problema. O software de gerenciamento de pacotes nunca foi um problema para mim com esta distro. O Salix OS também é a primeira distro que eu já vi a listar as dependências corretamente no gslapt para todos os pacotes que eu conferi. Ou o Slackware apt amadureceu, ou os desenvolvedores do Salix OS fizeram um trabalho melhor do que os outros.

O gerenciador gráfico de pacotes gslapt

Em termos visuais, o gslapt vai parecer familiar para quem já usou o Synaptic em alguma distribuição baseada no Debian. Não há agrupamento de categorias de pacotes no Salix OS, e há várias pequenas diferenças, mas a funcionalidade básica é essencialmente a mesma. Na linha de comando, a sintaxe do slapt-get é diferente da do apt-get, mas a ferramenta do Salix OS é capaz de fazer quase tudo o que a do Debian faz.

Os desenvolvedores do Salix OS disponibilizam patches de segurança rapidamente; os patches que aparecem nos repositórios do Slackware logo estão disponíveis no do Salix também, com o bônus da verificação e resolução de dependências. Mesmo no caso de pacotes do Salix que sejam diferentes ou que estejam ausentes dos repositórios do Slackware, os patches são disponibilizados com a mesma velocidade. Manter o sistema atualizado e seguro com todos os patches é tão fácil no Salix OS quanto em qualquer outra distro que eu já tenha usado.

Vale observar que o notificador de atualizações do Salix OS é bem discreto. Outras distros usam um ícone de ponto de exclamação com um fundo vermelho brilhante ou um círculo de setas com o mesmo fundo vermelho brilhante. O Salix OS é mais discreto, optando por um ícone comum do gslapt em azul claro e branco. É claro que eu não quero alarmes barulhentos e notificações pipocando na tela para me avisar que há atualizações disponíveis, mas a coisa é tão discreta no Salix OS que eu passei um bom tempo sem perceber que o sistema estava desatualizado. É um problema pequeno, uma questão de preferência pessoal, mas eu queria que a notificação fosse mais evidente. Não dá para ignorar os ícones vermelhos das outras distros.

O Slackware também exclui algumas ferramentas de segurança vitais no meio corporativo, mas que dificilmente seriam usadas em ambiente doméstico. Isso reduz a complexidade e o peso do sistema. O Slackware não inclui o PAM, que permite o uso de uma grande variedade de métodos de autenticação. O SELinux também fica de fora. Essas foram boas escolhas para uma distro usada em casa ou em pequenos escritórios. Embora alguns derivados do Slackware implementem o PAM (como o Zenwalk), os desenvolvedores do Salix OS optaram por manter a simplicidade do Slackware e não instalar ferramentas de segurança de nível corporativo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X