O Salix OS 13.1 é baseado no Slackware 13.1, de modo que todas as mudanças anunciadas para a versão mais recente do Slackware também se aplicam ao Salix OS em comparação com a série 13.0.x. Isso inclui o kernel 2.6.33.4, bibliotecas atualizadas, ferramentas de desenvolvimento, ambientes de desktop e aplicativos. Os ambientes de desktop padrão incluídos agora são o Xfce 4.6.1 e o LXDE 0.5.0. O KDE 4.4.3 e uma grande variedade de gerenciadores leves de janelas também estão disponíveis no repositório. Dentre as mudanças específicas do Salix OS entre as séries 13.0 e 13.1 está o salixtools, um conjunto de ferramentas gráficas e de linha de comando para administração do sistema.
Outra novidade na versão 13.1 foi o salix-update-notifier, que exibe o ícone do gslapt (o gerenciado gráfico de pacotes) no painel sempre que houver atualizações disponíveis. Essa funcionalidade já existe há tempos em outras distros, mas só agora chegou ao Salix OS. Um clique no ícone abre o gerenciador de pacotes, exibe as atualizações disponíveis e dá ao usuário a opção de instalação imediata.
O Salix OS 13.1.1 expandiu ainda mais o salixtools, incluindo a configuração gráfica do gerenciador de inicialização LILO, do som (ALSA) e do arquivo hosts, além de uma pequena ferramenta para reconstruir o cache de ícones do sistema no Xfce. Agora o CD de instalação também pode ser usado como repositório local do gerenciador de pacotes. Obviamente, o Salix OS 13.1.1 inclui todos os patches, atualizações e correções de bugs lançados desde a versão 13.1. A versão de 64 bits também passou a incluir o gnash, uma alternativa livre ao Adobe Flash Player, o que é uma necessidade, já que a Adobe abandonou o suporte a 64 bits no Linux.
O OpenOffice.org está na versão 3.2. A nova edição com o LXDE, que usa aplicativos leves, não traz o OpenOffice.org por padrão, mas inclui o AbiWord 2.8.4 e o Gnumeric 1.10.1. Na versão 13.1.1, o Firefox foi atualizado para a versão 3.6.8, enquanto a edição LXDE usa o Midori 0.2.6 como navegador padrão. Os media players incluídos também mudaram: agora temos como padrão o Exaile 0.3.1.2 e o Parole 0.2.0.2. O Brasero 2.28.3 é a ferramenta padrão para gravar CDs e DVDs. Ao contrário de uma certa distro popular que eu poderia mencionar, o GIMP 2.6.8 já vem instalado.
Deixe seu comentário