O suporte a idiomas além do inglês sempre foi um ponto fraco do Slackware em comparação com outras distros. Ele oferece muitos dos pacotes necessários, mas não oferece uma maneira simples de mudar o idioma. O Salix OS 13.1.1 brilha nesse ponto.
Ele usa o GDM como gerenciador de ambiente, e o GDM conta com suporte para a mudança de idioma e/ou localidade a cada sessão. Para completar, uma das ferramentas da suíte salixtools é o gtklocalesetup, uma ferramenta com interface gráfica para a mudança do idioma e da localidade padrão do sistema. Quem quiser suporte a múltiplos idiomas em casa ou em pequenos escritórios não vai ter problemas com o Salix OS.
gtklocalesetup, a ferramenta de mudança de idioma e localidade
O Salix OS também inclui todos os pacotes relevantes do repositório do Slackware, incluindo um conjunto completo de dicionários internacionais do Aspell e fontes internacionais. Ferramentas básicas para o suporte a idiomas asiáticos, como o SCIM e o Anthy, são parte do Salix OS, como eu já observei, e o SCIM pode ser habilitado durante a instalação. Para os idiomas com escrita da direita para a esquerda, como o árabe, o persa, o hebraico e o Iídiche, o Salix OS inclui o FriBiDi. O repositório do Salix OS também inclui pacotes de idiomas (que não estão presentes no Slackware) para o Mozilla Firefox, o Thunderbird e o OpenOffice.
O fórum do Salix OS tem uma seção dedicada às traduções. Há um projeto ativo de tradução do Salix no Transifex, e há trabalho sendo feito para a tradução do site e da documentação. A imagem abaixo mostra o Salix OS 13.1.1 configurado para o idioma hebraico, com a localidade definida como Israel. No momento, a localização está incompleta.
O Xfce 4.6.1 em hebraico no Salix OS 13.1.1
Deixe seu comentário