Conclusões

Os desenvolvedores do Salix OS atingiram seus objetivos, fazendo uma distribuição focada nos usuários preguiçosos do Slackware, e não uma distro fácil para todo mundo usar. Outros derivados do Slackware, como o VectorLinux e o Zenwalk, trabalharam mais para se tornarem mais amigáveis para os novatos, mas isso faz com que elas se afastem de suas raízes no Slackware. Os desenvolvedores do Salix OS optaram por trilhar um caminho diferente. Em alguns pontos, o Salix OS me lembra o VectorLinux de quatro ou cinco anos atrás: leva mais tempo para instalar, configurar e deixar o sistema do jeito que eu quero, mas assim como acontecia com o velho VectorLinux, o resultado final vale o esforço. O trabalho que você vai ter vai depender do hardware utilizado, como ilustram os resultados bastante diferentes que tive com meus dois sistemas.

Depois de configurado do jeito que eu quero, o Salix OS é uma distribuição moderna, que não dá mais trabalho para ser mantida ou administrada do que qualquer outra distribuição Linux. Ele consegue manter a estabilidade, a confiabilidade e o desempenho que fizeram do Slackware uma distro tão famosa sem deixar de oferecer conveniências que permitem que eu me concentre no meu trabalho, e não na configuração do sistema. O gerenciamento de pacotes, que inclui verificação e resolução automática de dependências, funciona tão bem quanto em outras distros. O repositório maior e as ferramentas de administração definitivamente reduzem o tempo gasto com instalação e manutenção de software. Eu gosto de ser notificado automaticamente quando há patches disponíveis. Também gosto de ver que tudo está bem integrado e funcionando.

O Salix OS 13.1.1 tem seus bugs e probleminhas, mas nada que comprometa. De modo geral, os desenvolvedores criaram um bom produto em um curto período de tempo, e a cada versão surgem grandes melhorias nas ferramentas personalizadas do Salix OS. Ao contrário de muitas distribuições derivadas do Slackware, o Salix OS também tem uma versão de 64 bits pronta para o uso.

Todo mundo deve usar esta distro? Não. Se o que você procura é algo que não dê trabalho e funcione imediatamente após um simples processo de instalação, o Salix OS não foi feito para você. Se você é um novato no Linux e procura uma experiência mais familiar, esta não deve ser sua primeira escolha. Mas se você está disposto a trabalhar um pouco para que tudo funcione, e se procura uma distribuição relativamente leve, confiável e com bom desempenho, o Salix OS pode ser o que você procura.

Créditos a Caitlyn Martindistrowatch.com

Tradução por Roberto Bechtlufft <info at bechtranslations.com.br>

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X