Razer Seiren

Razer Seiren

Recebemos da Razer o microfone condensador Razer Seiren para análise. Embora seja um produto voltado especialmente para o público gamer, a companhia promete entregar a mesma qualidade de um produto mais profissional, como um microfone de gravação em estúdio. Frequentemente ele é comparado com o Blue Yeti, que é um bom microfone, mas que nem de longe apresenta a mesma qualidade visual do Seiren. Confira abaixo se o Seiren é realmente tudo que promete ou é só um corpinho bonito!

Design:

Fantástico, assim eu defino o design do Razer Seiren. Esse microfone de 30cm é realmente muito bonito, desde a base até o Seiren em si. Seu formato cilíndrico é dividido em sessões, a parte superior há a capsulas do microfone que ficam cobertas por uma grade de metal. No centro na parte frontal há o famoso logotipo da Razer que fica iluminado em verde quando o microfone é conectado, e na parte traseira há um display (que exibe informações como volume do microfone, do retorno para o fone de ouvido e o modo que ele está sendo trabalhado), um botão giratório de controle de volume do fone e o botão de mutar o microfone, que ao ser ativado fica com um LED vermelho aceso.

Na última sessão dessa divisão do Seiren, as grades em metal reaparecem, e há dois botões giratórios, o primeiro altera o modo como o microfone irá trabalhar e o segundo é um botão de ganho.

Na parte inferior há ainda uma porta mini-USB para a conexão do cabo que irá até o PC, um botão de ligar e desligar a iluminação do logo da Razer, um conector de 3,5mm e um adaptador para aqueles que desejam conectar o Seiren há um pop filter ou a um braço articulado.

O Razer Seiren fica acoplado a uma base em metal, que é bem pesada, garantindo firmeza ao produto, mas que ao mesmo tempo ocupa um certo espaço na mesa.

Desempenho:

A qualidade e sensibilidade de captação do Razer Seiren são excelentes. Da mesma forma que a Razer trata o produto como algo mais profissional, o local que você terá que usar para a gravação também deverá ser no mínimo pensando, já que a sensibilidade é realmente alta, então ruídos externos acabam sendo captados junto com o que você deseja gravar. Então, é primordial utilizar o Sieren em um ambiente com pouco barulho.

Embora a Razer diga que o Seiren seja recomendado até para a captação de instrumentos musicais, basicamente o público-alvo do produto, os youtubers e podcasters, estão buscando simplesmente gravar a sua própria voz, e nisso o Seiren cumpre muitíssimo bem o seu papel.

A Razer inseriu quatro modos de captação: cardioide, estéreo, omnidirecional e bidirecional. Cada um deles voltado para um propósito. Passando da gravação single até uma entrevista, com duas ou mais pessoas compartilhando o microfone. Os modos são os seguintes:

Cardioíde – streaming, podcasts, sobreposição de voz, instrumentos

Estéreo – vocais, instrumentos

Omnidirecional – Teleconferências, eventos

Bidirecional – Entrevistas, instrumentos, duetos vocais

Cada modo é representado por um símbolo que é exibido no display do Seiren. O Razer combina elementos standlone juntamente com software, muitos dos ajustes podem ser feitos pelo próprio microfone, e em conjunto é possível utilizar o software Synapse, que é limitado a duas funções: alterar a taxa de bits (máxima de 24 bits) e a taxa de amostragem (192.0 Khz). 

Fizemos uma pequena gravação com o Razer Seiren no Adobe Audition, utilizando o modo Cardiode, que junto com o Estéreo, são os que a Razer recomenda para a captação de voz. Confira abaixo o resultado. Vale lembrar que o aúdio não sofreu nenhuma edição. Após configurarmos o Seiren no Synapse escolhendo o 24 bits e taxa de amostragem de 192.Khz demos play no Audition e o resultado é o que você escutará abaixo:

 

 

Especificações:

Microfone:

Tensão exigida/consumo: 5 V 500 mA (USB) 
– Taxa de amostragem: 192 kHz 
– Taxa de bits: 24 bits 
– Cápsulas: três cápsulas condensadoras de 14 mm 
– Padrões polares: estéreo, cardioide, omnidirecional, bidirecional
– Resposta de frequência: 20 Hz – 20 kHz 
– Sensibilidade: 4,5 mV/Pa (1 kHz) 
– SPL máx.: 120 dB (THD: 0,5% 1 kHz)

Amplificador de fone de ouvido:

– Impedância: > 16 ohms 
– Potência de saída (RMS): 130 mW 
– THD: 0,009% 
– Resposta de frequência: 15 Hz – 22 kHz 
– Relação sinal-ruído: 114 dB

 

Pontos Positivos:

– Design

– Construção

– Sensibilidade

– Excelente captação

Pontos Negativos:

– Software de configuração bem limitado

– Preço elevado

 

Veredito:

O Razer Seiren é um excelente microfone, principalmente para aqueles que desejam gravar um podcast ou gravar os vídeos para o Youtube com qualidade, é o típico produto que entrega o que o público-alvo está precisando. A sua construção e design, captação e fácil configuração se destacam, infelizmente o preço na casa dos R$ 1.200 não é nada convidativo. Porém quem está pensando em dar um up na gravação, está podendo investir, e gosta dos produtos da Razer, o Seiren nem de longe decepciona.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X