Razer DeathAdder Elite

Razer DeathAdder Elite

Em comemoração aos 10 anos de lançamento do primeiro mouse da linha DeathAdder a Razer lançou no ano passado uma nova versão, chamada DeathAdder Elite, que mantém diversas características que já são tradicionais na série, como o seu design e ergonomia, mas traz componentes atualizados preparados para a “elite dos jogadores”.

Em escala evolutiva esse modelo é o sucessor direto do DeathAdder Chroma, lançado em 2014. A versão elite promete entregar uma maior precisão além de dois botões extras, localizados na parte debaixo do scroll responsável por alternar entre as múltiplas opções de DPI.

 

Design:

É comum encontrar pessoas que idolatram e odeiam a Razer, os que idolatram enaltecem a qualidade dos seus produtos, os que odeiam citam a questão do status que a marca chegou, cobrando preços bem acima que realmente valem . Porém independente da sua opinião sobre a Razer, uma coisa é fato: há uma linha de design muito bem definida pela marca, que rapidamente faz com que seus produtos tenham realmente uma ID.

A linha DeathAder mostra isso claramente, mesmo com as atualizações em relação a primeira versão a linha base é mantida, flertando entre conservar as características e trazer novos elementos que justiquem a troca. 

Na versão elite do DethAder a principal novidade na construção é a inclusão de dois botões abaixo do scroll. Esses botões controlam o DPI, é possível ir de 800 a 1600 (através do software Synpse é possível reduzir ainda mais o DPI, chegando 100).

Manter uma linha que faça referências com produtos anteriores é uma forma de fixa-los na mente do consumidor, mas no caso dos mouses DeathAder vai muito além disso. O fato é que a Razer alcançou a ergonomia perfeita, e isso se mantém, embora eu seja canhoto, e o Elite é feito para destros, é possível utiliza-lo tranquilamente de ambas as formas, encaixando bem na mão. Em relação as formas de pegada, é recomendado para claw grip ou palm grip.

Mais discreto que o Chroma, a iluminação em LED, aparece somente em volta do scroll e no logo da Razer localizado na parte inferior do mouse. A iluminação que pode ser controlada através do software da Razer. Caso você tenha outros componentes Razer baseados na tecnologia Chroma, é possível configurar todos da mesma maneira para que a iluminação fique uniforme.

Enquanto os botões de troca de DPI são “mudos”, os dois botões grandes localizados na lateral, e que são de fácil acesso, contam com um excelente feedback táctil e sonoro. O cabo do mouse une maleabilidade com resistência, já que conta com revestimento em nylon.

Desempenho:

A Razer vende o DeathAdder Elite como um mouse que que irá proporcionar ao jogador “uma vantagem desleal” durante partidas intensas. Com toda essa onda cada vez maior do e-Sports, os fabricantes de periféricos cada vez investem em produtos mais poderoso e precisos.

No caso do DeathAder Elite as especificações são realmente impressionantes: sensor óptico com resolução real de 16.000 DPI, precisão de resolução de 99,4%, rastreamento real a 450 polegadas por segundo (PPS), switch produzidos em parceria com a Omron, com durabilidade de até 50 milhões de cliques.

Esse monte de termos e números se revelam ao uso do mouse, que realmente é capaz de atender diferentes tipos de públicos, dos gamers mais casuais aos hardcores, que dependem de uma precisão absurda, como no caso de quem joga FPS ou MOBA, por exemplo. 

Utilizamos o DeathAder Elite em conjunto com o mousepad Razer Gigantus. Durante o processo de calibragem do mouse, que pode ser feito através do software Synpase é possível escolher um dos mousepads da Razer na lista. Mas na prática essa calibração entre o mouse e o mousepad não muda muita coisa. 

O Synapse é realmente útil em outros pontos, como determinar o modo de iluminação, mudar a sensibilidade do mouse (DPI), a aceleração e taxa de polling.Há também a possibilidade de ter acesso a diversas estatísticas de uso do mouse em games como quantidade de cliques, rotações do scroll.

Resultado de consistência no rastreio através do software Mouse Tester

OBS: quanto mais os pontinhos estiveram próximos a linha mais preciso é o mouse

800 DPI

900 DPI

1600 DPI

Especificações:

  • Sensor óptico com resolução real de 16.000dpi
  • Até 450 PPS/50 g de aceleração
  • Switches Mecânicos de Mouse Razer
  • Design ergonômico para destros, com pegas laterais emborrachadas
  • Roda de rolagem tátil especial para jogos
  • 7 botões Hyperesponse independentemente programáveis
  • Iluminação Razer Chroma com 16,8 milhões de opções personalizáveis de cor
  • Habilitado pelo Razer Synapse
  • Ultrapolling de 1000 Hz
  • Ajuste de sensibilidade em tempo real
  • Conector USB banhado a ouro
  • Cabo leve de fibra trançada com 2,13 m
  • Dimensões aproximadas: 127 x 70  x 44 mm

Pontos Positivos:

  • Construção
  • Design
  • Desempenho
  • Funcionalidades do software Synapse

Pontos Negativos:

  • Preço

Veredito:

O DeathAdder Elite é um excelente mouse, que une uma construção de qualidade que caminha em conjunto com a performance oferecida, principalmente em relação a sua precisão, item primordial para os gamers mais exigentes. No entanto esse modelo foi lançado um ano após o DeathAdder Chroma, trazendo como principal atrativo a questão de dois botões extras que controlam em tempo real a sensibilidade (DPI), então não é um uprade tão necessário.

Claro que há também um upgrade de sensor, mas a grande maioria dos que investiram em um mouse desse porte em 2014, ano de lançamento da versão Chroma, provavelmente não estão pensando em fazer a troca por uma nova edição, ainda mais aqueles que utilizam o DeathAdder Chroma, que é um bom mouse. Isso sem falar que a versão Elite segue a linha de preços salgados: custando na faixa de R$ 370 a R$ 489.

Então no caso essa versão Elite é sim recomendada, principalmente para aqueles que estão pensando em entrar pela “porta da frente|” no universo de mouses de alta performance, com esse modelo que é o melhor da família DeathAdder. A Razer honrou bem os 10 anos da sua principal série de mouses.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X