Como citado acima, uma das principais diferenças está relacionada com os estágios de processamento, denominados pipelines. Eles permitem as operações de várias instruções ao mesmo tempo, sem que ocorra a queda de desempenho. Olhando o gráfico podemos analisar o esquema de cada estágios de processamento:
Organização de cada Pipeline de processamento, que permite o processamento de até 80 instruções de shaders por clock, enquanto a 6800 que usa uma arquitetura diferente, permite até 128 instruções.
Outra mudança relevante no sistema da ATi X800XT está na arquitetura de memória que é de 256 bits, porém subdividida em 4 canais de 64 bits cada. Apesar da perda de velocidade ao acessar informações no banco de memória, agora são processados 4 informações diferentes ao mesmo tempo. Mesmo com a queda de velocidade a versatilidade na qualidade da informação torna essa escolha arquitetônica de melhor valia.
Não foi só a ATi que pisou na bola, a nVidia também cometeu “erros”, falando em Pixel Shader 2.0 e afins: a falta de 3Dc normal map, que é a tecnologia necessária para que se crie tridimensionalmente imperfeições em superfícies, desde humana a até outro tipo de superfície qualquer que requer algum cuidado especial devido as suas imperfeições para atingir um nível de realismo mais aproximado. Para tal feito, a X800XT utiliza do mapeamento normal, tecnologia 3Dc, cujo o efeito você pode conferir a seguir:
Para maiores informações sobre as características da placa e suas tecnologias acesse
http://www.ati.com/products/radeonx800/specs.html
ou
http://www.ati.com/companyinfo/glossary/includes/list.html#smartshaderHD
Para mostrar toda essa forte teoria e potência utilizamos um PC com qualidade suficiente para não ser um gargalo para a placa de vídeo, para que o desempenho da placa não seja prejudicado.O sistema operacional utilizado foi o Windows XP SP1 e o sistema, o seguinte:
Placa mãe DFI LanParty PRO875B
Processador Pentium 4 3.0Ghz
Placa de vídeo ATi X800XT
Memória 2x512MB PC4000 Mushkin
Fonte Thermaltake 480W
HD Seagate 40GB 7200.7 RPM
Os testes foram feitos somente com os clocks em default, pois a ATi não permitiu o overclock na placa, logo, os clocks eram:
Core Clock Memory clock
525Mhz 560Mhz GDDR3
Os programas que utilizamos para os testes foram;
-Aquamark3;
-3dmark2001SE;
-3dmark2003.
E os jogos foram os dois jogos mais exigentes do momento;
– DOOM III;
– FarCry.
O programa Aquamark 3 foi testado apenas em suas configurações padrões, sendo assim, obtivemos apenas 1 resultado, na seguinte configuração ; 1024x768x32 Sem Anti-Aliasing e com 4x de filtro Anisotrópico. Confira abaixo:
O 3dmark2001SE é um ótimo sinalizador de potência da placa mesmo a placa sendo de uma geração mais avançada do que o programa. Afinal, quase todos os usuários um pouco mais experientes, já rodaram o 3dmark2001SE em suas máquinas e poderão fazer uma comparação, ficando mais claro para vocês próprios a potência evidente de uma X800XT. Para isso tornar-se efetivo, rodamos o programa em diversas configurações de Anti-Aliasing , filtro anisotrópico e resolução. Colocamos a pontuação geral de uma Radeon 9800XT no respectivo teste, confira o gráfico abaixo:
OBS: O teste default do 3dmark 2001SE é : 1024×768 NoAA, NoAF.
É fato: a potência da placa é tamanha, que deixa o peso do Filtro anisotrópico e do anti-aliasing muito mais leve do que o de costume. Fato esse que será comprovado no decorrer dos testes. A queda de desempenho não foi significativa como é apresentado na família anterior. A queda, seguindo o gráfico (de cima para baixo) e baseado na configuração default, conforme a aplicação de filtros e maiores resoluções foi de 10,32%, 19,82%, 14,25%, 34,64% e 43,13%, ótimos resultados para as configurações aplicadas.
A nova versão do 3dmark2003 é muito mais comum para testar as placas da nova geração. Rodamos o teste apenas em default, já que não é rotineiro a aplicação de determinadas configurações no teste. Colocamos no gráfico o resultado de uma Radeon 9800xt no mesmo sistema, confira:
Assim como a ATi afirmava ao longo do lançamento, que o desempenho da nova linha seria o dobro da linha anterior, pudemos confirmar essa tese com o resultado do 3dmark2003, sendo praticamente o dobro da pontuação: aproximadamente 50,88% mais rápida!
DOOM III é o jogo sensação do momento. Ao longo dos lançamentos o panorama que podemos observar é que o DOOM III tem melhor desempenho nas novas placas da nVidia, embora o resultado nas ATi seja muito próximo. A ATi promete o troco com o game Half-Life 2 que está para ser lançado por esses dias, ou no mês que vem. Nada ainda é muito concreto, quem está acompanhando a novela da Valve sabe do que estou falando.
O jogo ativa o filtro anisotrópico de 8x por padrão, então todos os nossos testes foram feito em Ultra Quality e 8x de AF, variamos o nível de Anti-Aliasing bem como as resoluções aplicadas.
Vamos ver como essa fantástica placa se saiu no DOOM III em diversas configurações diferentes:
Como já constatado nos testes, mesmo em tecnologia DirectX9, não há queda significativa nos FPS para a grande massa dos usuários.
A queda de desempenho comparado ao teste 1024×768, sem anti-aliasing, com 8x de filtro anisotrópico e Ultra Quality, é de cima para baixo, a seguinte: 18,64%, 15,25%, 37,29%, 29,36% e 43,61%.
FarCry é outro jogo muito aclamado por seus gráficos. Não teve tanto estrondo como o Doom III, mas é certamente um grande jogo, com ótimos gráficos, aptos a análisar uma placa de vídeo top, e é comumente usado para testar essas novas placas.
Novamente, para a execução dos testes utilizamos todos os recursos no máximo permitido pelo game.
Os resultados você confere a seguir:
Como pode-se ver no gráfico, o desempenho da X800XT em comparação a Radeon9800xt é um massacre. A placa é realmente o dobro da performance ou até mais.
O desempenho da X800XT comparado ao da R9800XT foi 15,68% superior sem anti-aliasing, sem filtro anisotrópico na resolução 1024×768.
Já na mesma resolução, mas 4x de anti-aliasing e 8x de filtro anisotrópico, a X800XT foi 61,62% superior àRadeon 9800XT.
Em 1280×1024, sem anti-aliasing ou filtro anisotrópico, a X800XT foi 38,41% superior à Radeon 9800XT.
Utilizando a resolução de 1600×1200, sem anti-aliasing ou filtro anisotrópico, a superioridade da X800XT foi de 62,69%.
Ao longo do review, o termo Anti-Aliasing e Filtro anisotrópico foram demasiadamente utilizados. Para entender melhor como ele age, ou então ver o seu resultado nas respectiva placa da análise, iremos colocar algumas imagens do jogo FarCry com a aplicação dos filtros.
Em resolução 1024×768: Sem filtros, 4xAA,8xAF e 6xAA, 16xAF respectivamente:
Em resolução 1280×1024: Sem filtros, 4xAA,8xAF e 6xAA, 16xAF respectivamente:
Em resolução 1600×1200: Sem filtros, 4xAA,8xAF e 6xAA,16xAF respectivamente:
A placa é estupidamente rápida, mas até onde toda essa velocidade é necessária? Hoje em dia existem muito poucos jogos que usam a sua potência. Certamente é um motivo de orgulho para o detentor de uma placa dessas, seu exagero pode ser considerado luxo pela grande maioria dos usuários que apenas querem cravar 100FPS jogando CounterStrike, mas certamente é um grande triunfo da tecnologia acessível para todos os fanáticos por games. Quem não sonha em ter uma placa dessas e se despreocupar com os próximos lançamentos do mercado a âmbito de requisitos mínimos por um bom tempo? A ausência de Pixel Shader 3.0 na placa pode ser fator crucial para a rejeição de alguns entusiastas que aspiram por tecnologia, mas muito deles se deixam levar apenas por especificações, quando na prática, nenhum jogo faz uso fruto real das qualidades que a tecnologia pode oferecer. A nVidia apostou em integrar Pixel Shader 3.0 já nessa geração, certamente a ATi irá incrementar esse padrão tecnológico em sua nova saga, caso haja uma necessidade eminente no mercado de jogos, coisa que não acontece até o presente momento. Mas não descarto a possibilidade de que a ATi perdeu grandes focos de venda, principalmente no mercado entusiasta pela ausência do recurso e também por outro fator que pode ser considerado revoltante para os gamers: a decisão de cortar quatro estágios de processamento da linha X800XT para a linha X800PRO (sua irmã mais nova) não é muito bem recebida pelo mercado entusiasta. Afinal, hoje, A X800PRO é uma placa top de linha e assim será por um bom tempo andando nas costas da X800XT e às sombras da 6800GT da sua rival nVidia, a qual optou por manter os 16 estágios de processamento na linha 6800GT, como dito, concorrente direta da X800PRO, que consta de 12 estágios.
Mas nem tudo pode ser perfeito: a placa tem uma ótima arquitetura e um design charmoso, o que a torna compacta e versátil em comparação à nVidia 6800 cujo tamanho e design assusta devido a aparência “grande”, e como diz o ditado e provamos com o review: “Tamanho não é documento”.
Certamente a linha X800 é uma linha que chegou para ficar, e irá cair nas graças dos gamers pois apresenta excelente desempenho e nada indica que irá tomar uma bola nas costas devido a ausência de Pixel Shader 3.0. Aliás, a porcentagem da população que compra placa de vídeo e tem idéia do que seja Pixel Shader 3.0 é muito pequena, principalmente no Brasil, o mercado em questão da análise.
Por essas e outras, a ATi X800XT foi a melhor placa de vídeo que analisamos até o presente momento, seu desempenho é formidável e seus contras são relativos.
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