O mundo das placas de vídeo avança a passos largos hoje em dia, e a prova disso é a placa de vídeo que analisaremos hoje: a Radeon x800XT. Trata-se da placa top de linha da ATi no momento, resposta à linha GeForce 6800 da nVidia. A Radeon X800XT traz uma série de novos recursos visando a melhoria na qualidade de imagem. A velocidade com a qual a mesma é processada com sua nova memória GDDR3 de 1,6 nanos (na versão), e sua GPU de 0.13 mícron de 160 milhões de transistores, tornam a placa ferozmente rápida. O mercado de placas de vídeo em breve poderá sofrer uma mudança nos preços. No atual momento como ainda é “lançamento”, é de costume que essas placas: 6800, x800 e etc, cheguem ao mercado por um preço acima das tops atuais, mas isso, obviamente irá começar à cair com o tempo. As placas da linha Radeon 9000 serão substituídas pela série “X” que será dividida em : X300, X600, X700 e as tops X800.
A série mais disseminada até o presente momento é a série X800, que se divide em X800SE, X800PRO e X800XT onde foi feito todo o marketing de lançamento, placa esta que iremos analisar no review.
A placa é uma mini revolução no sistema de processamento e afins. Iremos apresentar as modificações e como a placa trabalha ao decorrer do review. Existem muitas coisas a serem ditas sobre a placa, então iremos por partes para que o aproveitamento de idéias seja contínuo.
Uma das mudanças mais expressivas fica por conta dos 16 estágios ou canalizações (tradução ao pé da letra) de processamento: a placa consta de 16 pipelines. Para se ter uma idéia, a Radeon 9800XT consta de 8 pipelines de processamento. É simplesmente o dobro da quantia, o que obviamente e conseqüentemente irá resultar num desempenho bem maior, como se não bastasse a placa usa o padrão GDDR3, com 550Mhz (1100Mhz aprox.) de clock, a placa que utilizamos nos testes tem memória Samsung com 1,6 nanos, as mesmas utilizadas na fabricação da GeForce 6800Ultra, sua GPU. Ou seja, seu processador é de 500Mhz utilizando a tecnologia de 0.13 mícron, o chip gráfico veio maior do que a maioria esperava, o tendo 160 milhões de transistores e diversas tecnologias aprimoradas, suporte total ao DirectX 9 e ainda usa o padrão Pixel Shader 2.0. A ATi, diferentemente da nVidia, apostou na continuidade do Pixel Shader 2.0, enquanto a nVidia integrou o Pixel Shader 3.0 um sistema muito mais bonito graficamente falando, demonstrado no lançamento da nVidia 6800 com o “demo” do jogo Unreal III.
Para muitos fanáticos, a ausência de Pixel Shader 3.0 foi uma má atitude da ATi, já que muitos jogos no futuro poderão utilizar desses recursos. Outra pisada na bola da ATi foi cortar os estágios de processamento na linha X800PRO, colocando 12 pipelines de processamento na série, enquanto a concorrente direta da X800PRO, a nVidia 6800GT consta dos 16 pipelines de processamento utilizados na nVidia 6800Ultra e X800XT.
A X800XT usa 256 bits de barramento da memória, igual a Radeon 9800XT, sem mudanças nesse critério, apenas na forma na qual esses 256 bits de barramento são utilizados. Veremos detalhes a seguir. A ATi recomenda uma fonte de 350W reais para o funcionamento adequado da placa.
Diferenças à parte e olho na placa, ela traz inúmeras melhorias que cominam em um só propósito: maior performance e maior qualidade.
Para entender melhor como isso é possível, vamos ao um RAIO-X da placa.
Como podemos ver nas fotos, a placa é relativamente pequena, chegando a ser menor do que a Radeon 9800xt. Tem apenas 1 entrada de energia, ao contrário da nVidia 6800Ultra que tem 2 conectores para energia. Por seu tamanho e desenho a placa pode ser considerada “charmosa”, uma vez que a nVidia 6800Ultra, sua concorrente, é um verdadeiro trambolho e ocupa 2 slots devido ao seus sistema de refrigeração.
Verificamos que devido ao tamanho do cooler da GPU não podemos colocar dissipadores na memória para uma melhoria na refrigeração.
A ATi recomenda uma fonte de 350W reais para o funcionamento adequado da placa enquanto a nVidia recomenda 400W, mas afirmou o funcionamento até 350W como a ATi. Na verdade, se a placa consome mais energia, não quer dizer que ela seja melhor ou pior, o importante é como é gasta essa energia. Veremos como isso acontece na X800XT.
Após uma olhada superficial na placa, iremos ao detalhe da memória e da GPU.
Um cooler com a superfície totalmente plana e milimetricamente elevado para um melhor contato com o core da placa, cujo o shim ( protetor metálico ao redor) protege.
Um cooler com superfície totalmente plana é um mérito da marca, visto que as últimas nVidias da saga anterior que eu tenho visto, têm uma superfície visivelmente mal tratada.
Uma aplicação melhor de pasta térmica dentre o core e o dissipador.
Deixe seu comentário