Philips SHQ 1300

Philips SHQ 1300

Em meio a esse crescente mercado da “geração saúde”, onde mais e mais pessoas estão interessadas em se manter em movimento de alguma forma, colocando em prática algum tipo de atividade física regular e alimentação saudável, muitas empresas dos mais variados segmentos continuam intensificando os investimentos em produtos especialmente para esse público. Hoje iremos analisar o fone SHQ 1300 da Philips que é justamente uma dessas opções direcionadas para quem não abre mão de escutar música durante a prática da atividade física. Vamos nessa!

 

Embalagem e design:

Na grande maioria dos casos quem utiliza um fone durante a prática de alguma atividade física acaba usando o próprio fone auricular ou intra-auricular que acompanha o smartphone ou tocador de MP3. Este fone da Philips mantém o formato auricular, porém com alguns diferenciais importantes para que a combinação com a atividade física seja mais eficiente. Os pontos mais relevantes ficam por conta da certificação IPX4, que garante resistência à água, além de um cabo de 1,2m resistente (e é resistente mesmo) revestido com Kevlar, o mesmo material utilizado em coletes a prova de bala. 

A embalagem do fone mostra a chancela ActionFit, que é uma divisão da Philips voltada para os produtos ligados à prática esportiva. Dentre os itens que constam no kit estão o fone propriamente dito, duas ponteiras extras, uma bolsa para transporte e uma presilha.

O design do fone é bem moderno, e a Philips o disponibiliza nas cores Laranja e branco (qual estamos analisando), verde e cinza e rosa e cinza.  Parte dessa modernidade está ligado as ponteiras que ao mesmo tempo que são estilizadas são discretas, principalmente quando estão posicionadas na orelha. 

A questão do posicionamento e conforto é um ponto alto para esse modelo, já que a ponteira média e grande oferece um suporte na parte superior que proporciona um melhor encaixe na orelha, eliminando os problemas clássicos dos fones auriculares: toda hora ficar recolocando o fone porque está “escapando”. A escolha do conector banhado a ouro é outro ponto alto do SHQ 1300, favorecendo a durabilidade.

O cabo revestido com Kevlar é realmente resistente, muito superior em relação a grande maioria dos fones da mesma categoria. Porém a Philips pisou na bola em relação a não incluir um controle de reprodução no cabo. Já que caso você pense em deixar o smarphone ou tocador MP3 no bolso ou numa braçadeira, terá que ficar pegando o dispositivo para ajustar o volume ou passar as faixas, o que conhevanhamos é bem chato, durante a maratona de exercíos. 

 

Desempenho sonoro:

Além de todas as features ligadas a proteção e resistência, o desempenho sonoro tem que caminhar junto, e o SHQ 1300 cumpre essa missão. Ao mesmo tempo que a qualidade sonora não impressiona também não decepciona. Médios e agudos cumprem bem o seu papel, embora em algumas faixas há a sensação de o som estar meio esganiçado. Os graves são discretos e rasos, destoando um pouco em relação as demais frequências.  O impacto sonoro será bem satisfatório principalmente para aqueles que nunca tiveram contato com auriculares mais enxutos.

Embora a Philips reforce no marketing do produto que o SHQ 1300 conta com um design acústico aberto, isto é, há o isolamento sonoro, mas ao mesmo tempo permite que sons externos sejam notados, na prática a questão do isolamento fala mais alto. Durante os testes ao deixar o volume do smarthone na casa dos 25 era praticamente impossível perceber o que estavam falando a minha volta. O cancelamento de ruído é um item bem-vindo, porém como este modelo é direcionado para ambientes externos como as academias, é importante ficar atento a questão do volume utilizado nas faixas. 

 

Especificações:

  • Diafragma: PET
  • Resposta de frequência: 15 – 22 000  Hz
  • Impedância: 32 Ohm
  • Sensibilidade: 107 dB
  • Entrada de energia máxima: 10 mW
  • Diâmetro da caixa acústica: 13,6mm
  • Sistema acústico: Semifechado
  • Tipo de ímã: Neodímio
  • Conector: 3,5  mm
  • Comprimento do cabo: 1,2m
  • Acabamento do conector: Folheado a ouro

Pontos Positivos:

  • Boa construção
  • cabo resistente
  • conforto
  • variedade de ponteiras
  • boa qualidade sonora
  • conector banhado a ouro
  • relação custo x benefício

Pontos Negativos:

  • Falta um controle de reprodução
  • Graves inespressivos

 

Veredito:

Adquirimos esse fone por R$ 89,00 em uma loja no Rio de Janeiro. Colocando na balança os prós e contras, podemos dizer que é uma ótima opção custo x benefício, já que oferece uma qualidade sonora que não decepciona, e a escolha dos materiais, design das ponteiras e extras como a resistência a água ajudam na durabilidade. O grande revéz fica realmente por conta da falta de um controle de reprodução, item que tornaria a experiência mais cômoda, ainda mais se tratando de um fone direcionado para práticas esportivas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X