Memória

A diferença de preço entre os módulos de 1 e 2 GB já é inferior a 30 reais, por isso não faz mais sentido comprar dois módulos de 1 GB, já que você comprar dois módulos de 2 GB gastando pouca coisa a mais.

Usar um único módulo de 2 GB seria uma opção para quem realmente precisa economizar, mas nesse caso perderíamos o dual-channel, o que teria um certo impacto sobre o desempenho (sobretudo em PCs com placa de vídeo onboard, onde o barramento da memória é compartilhado entre o processador e o chipset de vídeo).

Comprar um módulo de 2 GB agora e deixar para comprar outro depois também não é exatamente uma boa idéia, pois os preços dos módulos DDR2 atingiram um ponto muito baixo e tendem a subir nos próximos meses, conforme os módulos DDR3 ganharem a cena e os DDR2 começarem a sair de produção.

Atualmente, o ponto ideal do ponto de vista do custo-benefício é usar dois módulos de 2 GB em dual-channel, totalizando os 4 GB. Você pode então escolher entre usar um sistema de 64 bits e realmente aproveitar os 4 GB, ou continuar usando a versão de 32 bits, sacrificando nesse caso a maior parte do último GB (leia os detalhes sobre o limite dos 3 GB no: https://www.hardware.com.br/livros/hardware/limites-enderecamento-memoria.html).

Uma boa opção de módulos são os Kingston ValueRAM PC2-6400 (DDR2, 800MHz, CL6), que custam a partir de 105 reais, de acordo com a loja.

Antigamente, os módulos da Kingston custavam substancialmente mais caro, mas com a concorrência acirrada entre os fabricantes de memória as diferenças caíram. A linha ValueRAM é justamente a mais barata dentro da linha da Kingston, por isso não espere tempos de latência muito baixos. A principal vantagem deles é a questão do controle de qualidade e a garantia vitalícia.

Pesquisando um pouco, você encontrará também alguns kits DDR2-800 a preços bem acessíveis, muitas vezes apenas alguns poucos reais mais caro.

O principal motivo é que a demanda por kits DDR2-800 saíram de moda com o aumento na oferta dos módulos DDR2-1066 e dos módulos DDR3. Com isso, os fabricantes acabaram sendo obrigados a vender o final dos estoques nos “mercados emergentes”, incluindo aí o Brasil.

Estes kits normalmente não são uma boa escolha, já que são muito mais caros e a diferença de desempenho não compensa. Entretanto, quando a diferença é pequena eles acabam sendo um bom negócio, já que são construídos com chips selecionados (capazes de trabalhar com latências ligeiramente inferiores às dos módulos genéricos) e você ganha de brinde um dissipador que pode ser bastante útil ao esticar a frequência dos módulos no overclock.

No PC da análise, usei um kit OCZ NVIDIA SLI Ready Edition 4GB Kit (2 x 2 GB, DDR2 800MHz PC2-6400). A OCZ lançou este kit em 2007, aproveitando o hype em torno do SLI, mas obviamente eles podem ser usados em outras situações. Eles oferecem temporização de 5-4-4 e custaram apenas 10 reais mais caro que dois módulos Kingston Value na Hardstore:

m217d2003

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X