Voltando um pouco para o presente, vamos falar um pouco sobre algumas “canjas” que a equipe que desenvolve o Gimp preparou para ir acostumando a galera com as novidades já mencionadas na entrevista com o João Bueno lembrando que a versão 2.8 ainda não tem previsão para ser lançada mais quem quiser testar, já poderá ter um gostinho com a versão de testes 2.7.3.
Agora tratando do Gimp 2.7.3 não podemos deixar de citar a introdução da galera do Gimp sobre essa versão. Segundo eles:
O GIMP 2.7 é o resultado de três anos de trabalho duro e do desenvolvimento colaborativo. Esta versão do GIMP é equipado com uma riqueza de novas funcionalidades, incluindo algumas ha muito requisitadas. Vou listar as novidades para deixar vocês com um pouquinho de água na boca, já que como a versão 2.8 ainda não esta pronta para produção e a equipe não encoraja a adoção para quem precisa usar em seus trabalhos, para esse fim ainda é indicada a versão estável disponivel no site do Gimp, que pode ser baixada diretamente no site como pode ser instalada via gestor de pacotes nas distribuições Linux .
Eu instalei o Gimp 2.7.3 para dar uma “olhada” nas novidades, apesar dos pesares a lista de novos “features” é bem grandinha e traz modificações na interface, no motor de imagens e algumas ferramentas bem interessantes.
Vou adiantar uma pequena lista contendo algumas atualizações menores, mais muito significativas e logo a frente vou mostrar as principais, as que vão fazer os usuários sonharem com a versão 2.8.
-
Adição do item de menu que esconde os paineis de dialogo a barras de ferramentas pelo menu Janelas>Esconder docas ou pelo atalho do teclado na tecla “Tab”, assim quando você quiser pode ocultar os painéis de dialogo e barras de ferramentas quando estiver editando alguma imagem e precisar de mais espaço na tela.
-
Permite especificar a linguagem escrita na Ferramenta de Texto.
-
Texto ao longo do caminho passar de opções de ferramentas ao menu de contexto do texto.
-
Adicionar guias diagonais para a ferramenta Cortar.
-
Adicionado suporte para a rotação de pinceis.
-
O recurso Curso Suavisar texto do GIMP Painter foi portado para o GIMP.
-
Adição do OpenRaster fundamental (.ora) “importação e apoio à exportação”.
-
O Uso do GEGL para o dimensionamento da camada caso o uso GEGL for TRUE
-
Adição de um ícone para a ferramenta dessaturate.
-
Adição do suporte para o carregamento de dados brutos nos arquivos de imagems com 16 bits (RGB565) .
-
Adição da paleta para esportação de CSS, PHP, Python, txt e Java, acessada através do menu de contexto “Paleta”.
-
Adição suporte para marcas de corte de impressão para imagens.
-
Melhora da Ferramenta de Seleção Livre sobre tela de resposta.
-
Tornar possível a utilização GEGL para dimensionar iamgens.
Agora vou destacar uma lista com as principais novidades presentes na versão do Gimp 2.7.3 que farão parte da versão estável:
Deixe seu comentário