Nova biblioteca de imagens “GEGL”

Uma novidade muito, muito bem vinda, novidade essa que já pode ser conferida nessa versão de testes é que a o suporte a biblioteca GEGL (Generic Graphics Library) esta num estágio bem avançado no Gimp, ela está sendo implementada desde 2007 e os planos da equipe de desenvolvedores é que para as futuras versões do Gimp a GEGL seja o coração dele.

O novo recurso melhora com certeza a renderização das imagens, principalmente degradês e sombreados, tornando as mudanças de tons mais suaves e aumentando o a qualidade do “antialiased”, o recurso que elimina aqueles serrilhadinhos chatos nas bordas dos desenhos, garantindo assim um resultado que satisfaça melhor as expectativas dos usuários, já que não adianta você criar um gráfico magnifico e no fim das contas gerar uma “saída” das mais amadoras.

De imediato em meus testes eu percebi a diferença, pois toda vez que criava um degradê ou uma variação de cores eu percebia que não ficavam suaves o degradê ficava com vários estágios, e isso era extremamente chato, pois fazia com que nos limitasse criar efeitos de degradê com uma diferença muito brusca de tons de claro para muito escuro, agora isso não acontece mais e você conseguirá resultados mais sutis nessas passagens, as bordas das imagens e fontes também receberão um acabamento mais suave, o que vai dar uma ajuda ainda maior para quem esta trabalhando com o Gimp.

Como o João Bueno disse na entrevista que fizemos, nas próximas versões do Gimp 3 o GEGL substituirá completamente o motor atual e com essa alteração, acabará o limite atual de 8 bits de cor por canal (isso é, no máximo 256 tons de cinza, ou de cada cor primaria nas imagens) todas as imagens serão representadas internamente com 32bits em ponto flutuante por canal de cor – isso dá uma precisão de tonalidades milhões de vezes superior à atual.

Ainda nessa versão de testes observamos que a equipe já esta começando a portar alguns plug-ins, se esta testando essa versão do Gimp, você pode encontrar no menu > Ferramentas> Operações da GEGL, lá vai ver que alguns plugins já estão sendo portados e vai ver uma coisa sensacional, que é a visualização em tempo real do resultado, nada de janelinhas com pedacinhos da imagem renderizada, a partir da conversão dos Plugins para GEGL, você irá poder ver o resultado já na camada aplicada, em tempo real.

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