O P35 foi o primeiro chipset a oferecer suporte oficial ao bus de 1333 MHz e a oferecer suporte oficial aos processadores baseados no núcleo Penryn. Ele passa a utilizar o chip ICH9 como ponte sul e inclui também um controlador de memória sensivelmente aprimorado, que oferece uma melhora de 6 a 20% no desempenho de acesso à memória, mesmo ao utilizar módulos de memória DDR2 convencionais.
O chip ICH9 oferece 6 portas SATA 300 (com suporte a NCQ), 12 portas USB, áudio HDA e suporte ao Turbo Memory (tecnologia Robson), que permite que o fabricante inclua uma pequena quantidade de memória flash na placa-mãe para ser usada como cache adicional para o HD. Existe ainda a possibilidade de usar o ICH9R (mais caro), que oferece suporte a RAID 0, 1, 5 e 10.
Intel P35
O P35 inclui 22 linhas PCI Express. Na GA-P35-DS3, 16 das linhas são usadas no slot PCIe x16, 3 linhas adicionais são usadas nos slots x1, uma linha é reservada ao chipset de rede Gigabit Ethernet e mais uma é reservada ao controlador SATA adicional, responsável pelas duas portas com suporte a hot-swap (os dois conectores roxos) e pela interface IDE.
O chipset P35 não possui um chipset de vídeo onboard, recurso encontrado apenas nos chipsets G31 Express, G33 Express e no G35. Ou seja, se você não pretende usar uma placa 3D offboard, é melhor procurar outra placa-mãe. 🙂
Concluindo, a GA-P35-DS3 oferece uma grande quantidade de opções de overclock, disponíveis na seção “MB Intelligent Tweaker(M.I.T)” do Setup:
Para ter acesso às opções com os timings da memória, basta mudar a opção “DRAM Timing Selectable (SPD)” de “Auto” para “Manual”, mas, em algumas revisões antigas da placa, era necessário pressionar “Ctrl+F1” na tela principal do Setup para destravar as opções. Se elas não estiverem disponíveis, veja se não é o seu caso.
Esta Gigabyte GA-P35-DS3 foi comprada para uso em um servidor doméstico, de forma que ela ficará ligada continuamente durante um longo período. Com isso, poderemos atualizar este review no futuro caso a placa venha a apresentar problemas diversos. Veremos se o selo “Ultra Durable” é mesmo digno do nome. 🙂
Deixe seu comentário