Junto com a P55-UD3P, a Gigabyte lançou mais 10 modelos de placas baseadas no chipset P55, uma lista que inclui os modelos:
- GA-P55-UD6
- GA-P55-UD5
- GA-P55-UD4P
- GA-P55-UD4
- GA-P55-UD3P
- GA-P55-UD3R
- GA-P55-UD3
- GA-P55-UD3L
- GA-P55-US3L
- GA-P55M-UD4
- GA-P55M-UD2
A nomenclatura da Gigabyte varia de acordo com a série, por isso os códigos dos modelos não são uma maneira precisa de saber quais são os recursos incluídos em cada placa. De qualquer maneira, aqui vai uma “cola” rápida para que você tenha uma ideia geral:
- P55: O chipset
- M: Micro-ATX
- UD: Ultra Durable + Dual-BIOS
- US: Ultra Durable, mas sem Dual-BIOS (o S surgiu para indicar a inclusão de opções adicionais de overclock, mas na série P55 elas estão disponíveis em todas as placas, por isso o S não quer dizer mais nada).
- 2, 3, 4, 5, e 6: Os números indicam a posição hierárquica da placa dentro da série. A UD6 é o modelo high-end, com mais acessórios, enquanto a UD2 é a mais simples. A última letra é usada para diferenciar as placas dentro de cada classe:
- P: Heat-pipe no dissipador do chipset, dois slots PCIe, portas SATA adicionais/RAID
- R: Surgiu para designar placas com um chips SATA/RAID adicional, mas no caso da série P55 é usado apenas como um nível hierárquico inferior ao P. A UD3R inclui todos os recursos da UD3P, excluindo o Smart TPM.
- L: “Lite”, modelos mais simples dentro da série. A UD3L por exemplo usa um regulador de tensão mais simples (e sem o dissipador) e não inclui as portas eSATA.
A P55-UD3P é um meio termo dentro da linha. As principais diferenças entre ela e a P55-UD6 (a mais cara) são:
-
Uso de apenas dois slots PCI Express em vez de 3, com o primeiro slot recebendo todas as 16 linhas PCIe do controlador integrado ao processador e o segundo slot recebendo 4 das linhas disponibilizadas pelo chipset P55.
-
Devido à configuração dos slots, a P55-UD3P suporta apenas o uso de duas placas ATI em CrossFire (as 4 linhas do segundo slot limitam consideravelmente o desempenho da segunda placa). Ela não oferece suporte ao SLI, que está disponível apenas na P55-UD6 e na P55-UD5. Apesar disso, a placa suporta o uso de uma segunda placa nVidia para o processamento de Physics, embora esta seja uma solução ainda pouco relevante. Como de praxe, o segundo slot pode ser usado também por uma placa PCIe x8, x4 ou x1.
-
A P55-UD3P possui apenas 4 slots de memória, contra os 6 slots dos modelos mais caros. Apesar disso, todas as placas suportam um máximo de 16 GB, que é o máximo suportado pelos processadores baseados no Lynnfield. Com isso, a única perda na prática é a possibilidade de usar 6 pentes de 2 GB para totalizar 12 GB. Quando os módulos de 4 GB estiverem populares, você pode ir direto para os 16 GB.
-
As P55-UD6, P55-UD5, P55-UD4P e P55-UD4 utilizam dissipadores de 4 módulos (3 para os reguladores de tensão e um para o chipset) interligados por um grande heat-pipe, enquanto a UD3P e as demais placas utilizam dissipadores mais simples, sem o heat-pipe central. Embora este seja um argumento de marketing a favor dos modelos mais caros, a verdade é que o chipset P55 não precisa de muita refrigeração, pois é na verdade apenas a ponte sul do chipset, contendo apenas os componentes “lentos” e um punhado de linhas PCIe. O trabalho pesado é feito pela ponte norte, integrada ao processador.
-
Junto com o heat-pipe, as UD6, UD5 e UD4P trazem duas placas Gigabit Ethernet integradas (útil se o PC vai compartilhar a conexão, ou se você pretende usar as duas interfaces em bonding para obter um link de 2 gigabits), enquanto a P55-UD3P e os demais modelos trazem apenas uma. Em ambos os casos é usado um chipset Realtek 8111D.
-
A P55-UD3P não oferece as duas portas firewire disponíveis na P55-UD6 e P55-UD5. Embora esteja caindo em desuso frente ao USB 2.0, o firewire é ainda usado em vários modelos de câmeras de vídeo e modelos antigos do iPod.
Aqui temos as tabelas publicadas pela Gigabyte com os componentes de cada placa, que servem como uma referência de consulta:
Deixe seu comentário