Apesar disso, é sempre interessante ter um navegador alternativo. O OperaMini cumpre bem este papel, oferecendo a vantagem de transferir um volume de dados muito menor, devido ao uso do proxy da Opera e da compressão das imagens. Isso faz com que ele seja a melhor escolha em áreas de cobertura ruim, ou que ainda não possuam cobertura 3G.
Ele também permite usar fontes de tela menores, que o Nokia Browser, o que (combinado com o modo landscape) é útil ao acessar páginas com textos longos. Ele pode ser baixado no:
http://www.operamini.com/
Tanto o Nokia browser quanto o Opera Mini exibem as páginas em um modo otimizado, onde as páginas são reformatadas de forma que cada coluna tenha a mesma largura da tela. Usando o direcional, você visualiza uma miniatura da página, que permite selecionar a parte que quer visualizar. Este sistema torna a navegação razoavelmente confortável, permitindo que você efetivamente use o smartphone para navegar e pesquisar informações de forma prática:
Uma dica é instalar a barra de pesquisa do Google, disponível no http://m.google.com. Ela permite fazer pesquisas rapidamente, diretamente a partir do menu principal. Este é outro recurso bastante útil para tarefas simples, como descobrir como se escreve corretamente uma palavra ou para pesquisar o significado de algum termo, por exemplo. Da próxima vez que estiver em dúvida sobre se a besta é um animal, uma arma, um carro ou o presidente da república, você poderá tirar a dúvida na hora. 🙂
Continuando, o 6120 inclui também suporte a receptores GPS com Bluetooth, que são usados em conjunto com o Nokia Maps, que você pode baixar no http://www.nokia.com.br/A4682004 ou instalar diretamente no smartphone através do “Aplicativos > Downloads”. A partir daí, você pode transferir os mapas das cidades desejadas usando o Map Loader:
Usando um receptor GPS externo, você obtém um conjunto similar ao que teria usando um Nokia N95 (que inclui um receptor GPS integrado), o que adiciona mais uma utilidade ao aparelho.
Receptores GPS com conexão via Bluetooth são aparelhos bem mais simples e baratos do que os aparelhos completos, já que não possuem tela nem software de navegação, funções que são executadas pelo smartphone. Eles custam a partir de US$ 60 no eBay ou em lojas do exterior, como a uxcell.com e a dealextreme.com:
A própria Nokia vende uma linha de receptores Bluetooth para uso em conjunto com seus aparelhos, que incluem o LD-3W (que custa cerca de 350 reais no Brasil) e o LD-4W:
Como comentei na primeira parte da análise, você pode ter também um “GPS de pobre” sem pagar nada usando o recurso de localização do Google Maps, que funciona usando triangulação celular. Para instalá-lo, basta acessar o http://m.google.com no próprio 6120:
Com relação à sincronização dos contatos e backups, no Windows você pode utilizar o Nokia PC Suite para editar os contatos armazenados no celular, transferir arquivos, editar os compromissos inseridos na agenda e assim por diante, permitindo que você use o teclado e mouse para editar as informações. As alterações feitas são aplicadas diretamente no celular e ele pode ser usado também para fazer backup dos dados e transferir a acenda ao trocar de aparelho:
Ele se torna bastante prático de usar se você tem um transmissor bluetooth, pois você passa a pode acessar as funções simplesmente deixando o celular perto do micro, sem precisar ficar encaixando e desencaixando cabos. É impressionante a diferença que este pequeno detalhe acaba fazendo.
Depois de fazer o pairing, não se esqueça de acessar o “Configurações > Conectiv. > Bluetooth” no celular e marcar o PC como dispositivo autorizado, de forma que a conexão do PC Suite possa ser estabelecida automaticamente.
Se você está usando um chip de dados, o PC Suite pode ser usado também para se conectar à web usando a conexão do celular (tanto via bluetooth quanto via cabo), sem precisar de softwares adicionais.
Como um bônus, você pode também controlar o PC através do celular, o que é bastante útil em apresentações, usando o Bluepad (http://www.valeriovalerio.org/bluepad/) ou o Amora (http://code.google.com/p/amora/).
Outro aplicativo interessante é o SmartCam, que transforma o smartphone em uma webcam wireless, acessada via bluetooth. Ele é gratuito e pode ser baixado no: http://www.symbian-freeware.com/download-smartcam.html. O único problema é que o cliente para o PC está disponível apenas em versão Windows.
Deixe seu comentário