Como o M001 já vem com acesso de root de fábrica, o processo de atualização do firmware é bastante simples, consistindo apenas em copiar um conjunto de arquivos para o cartão de memória e dar boot com ele plugado. Existem alguns firmwares para ele disponíveis no:
http://www.slatedroid.com/downloads.php?do=cat&id=11
As versões incluem um firmware da própria Eken com uma atualização para o Android 1.74, uma versão modificada do mesmo firmware empacotada pela equipe do Slatedroid e também um backport do Android 1.9 do grupo Vestinious:
Entretanto, embora nada seja impossível, é improvável que o tablet receba uma atualização com o Android 2.1 ou muito menos com o Froyo, devido às limitações do hardware. Hoje em dia isso ainda não é um grande problema, já que não afeta de maneira significativa a compatibilidade com os aplicativos, mas com o tempo vai se tornar um fator limitante, a partir do momento em que mais aplicativos passarem a exigir o uso de versões mais atuais do sistema.
Continuando, as atualizações de formware são arquivos .rar ou .zip, que ao serem descompactados geram uma pasta “script”, que deve ser copiada para o diretório raiz do cartão de memória. Terminada a cópia, desligue o tablet e o ligue novamente e a atualização será iniciada automaticamente:
No final do processo, basta remover o cartão e reiniciar. Em alguns casos você pode ter problemas no primeiro boot, por isso é recomendável reiniciar mais uma vez. Não se esqueça de apagar os arquivos do update no cartão, caso contrário a atualização vai começar de novo no próximo boot.
Se a atualização automática não estiver funcionando, experimente formatar o cartão usando a opção “SD card & device storage” do painel de controle. O Android é capaz de ler cartões formatados em outros dispositivos, mas qualquer diferença na formatação faz com que o gerenciador de boot não reconheça as atualizações copiadas para o cartão.
No geral, a melhor opção é o update do Slatedroid, que é uma versão modificada do update oficial disponibilizado pela Ekin, que inclui alguns tweaks. Ela é uma atualização fortemente recomendada em relação ao firmware original, pois torna o sistema bem mais funcional, incluindo uma pequena melhora de desempenho e uma grande melhora na velocidade do scroll das páginas no navegador.
Inicialmente ele incluía uma versão funcional do Android Market, mas ela deixou de funcionar pouco tempo depois que a atualização foi disponibilizada. Na verdade, o M001 usa uma versão não licenciada do Android (ele não segue os guidelines para o desenvolvimento de aplicativos compatíveis, a Ekin não paga royalties para utilizar os aplicativos do Google e assim por diante), por isso o acesso ao Market depende do uso de hacks para ativar o serviço.
O mais comum é copiar o ID de um telefone ou de uma máquina virtual criada através do SDK para o tablet, o que engana o sistema de verificação do Android Market, liberando o acesso para o tablet. Você pode fazê-lo seguindo as instruções do:
http://www.slatedroid.com/wiki/index.php?title=Fix_Market_For_Slates
Outra opção é esquecer o Android Market e simplesmente instalar os aplicativos desejados manualmente, o que é muito simples neste tablet, já que ele já vem com o acesso de root e com o File Browser instalado. Basta copiar os pacotes desejados para o cartão de memória e instalá-los usando o gerenciador de arquivos:
Além das próprias páginas dos desenvolvedores, você pode baixar pacotes através do http://www.appbrain.com, http://andappstore.com e outros sites.
Você encontra também muitos pacotes para download no http://www.slatedroid.com/downloads.php, incluindo o “ultimate.zip” (no link “Pandigital Apps”), que é um pacotão contendo 64 aplicativos de diversas categorias.
Outra opção é instalar o cliente de uma das lojas alternativas, como o da AndAppStore, que pode ser baixado no: http://andappstore.com/AndroidApplications/apps/AndAppStore_Client
Deixe seu comentário