Colocando tudo na balança, o 1002HA é sem dúvidas um dos melhores netbooks da safra atual, com uma boa construção, um teclado confortável e um bom espaço de armazenamento, graças ao HD magnético. É bem provável que este formato um pouco maior, com tela de 10″ e um teclado com um tamanho próximo do tamanho padrão se torne padrão nos netbooks, já que é uma boa combinação entre portabilidade e conforto. Modelos como o Eee 701 e o 900 são menores, mas acabam sendo muito desconfortáveis de usar.
O 1002HA é também um pouco mais rápido que a maioria dos outros modelos, devido ao uso do Atom N280, mas a diferença é muito pequena para ser notada na prática. Na maior parte do tempo, as diferenças são mais relacionadas ao desempenho do HD, que é mais rápido que o SSD dos modelos anteriores em operações de gravação e em leitura sequencial, mas perde em leitura de setores aleatórios e no tempo de acesso.
Outro ponto que deve ser configurado é a questão da autonomia, que é menor que a do 1000HA, que seria o antecessor direto. Para muitos, as três horas de autonomia ao executar tarefas pesadas podem ser satisfatórias, já que mantendo o netbook em estado de espera enquanto não estiver usando, ela acaba durando o dia todo. Entretanto, para alguns a redução pode ser um fator desqualificatório.
Com relação ao custo, o 1002HA é vendido nos EUA por US$ 499, e pode ser encontrado no Brasil na faixa dos 1600 a 1800 reais, bem mais caro que o 1000HA, que está sendo vendido na faixa dos R$ 1300. É uma daquelas situações em que o estilo conflita com o custo. 🙂
Veja também: Guia dos Netbooks
Deixe seu comentário