Com relação ao sistema operacional, bem, você pode escolher qualquer um, desde que seja o Windows XP. A Asus começou bem a série Eee PC, oferecendo modelos com o Xandros e em seguida passando a oferecer versões com Linux e Windows a gosto do freguês.
Entretanto, algumas conversas (que acabaram se resumindo a uma conversa em torno de valores) com a Microsoft mudaram um pouco a postura da empresa, que passou a oferecer apenas modelos com o Windows XP, o que é uma pena, considerando que o Ubuntu 9.04 e outras distribuições recentes rodam perfeitamente no 1000HA e nos outros modelos baseados no Atom, sem precisar de qualquer configuração adicional.
O Ubuntu evoluiu bastante no 9.04, atingindo um bom nível muito bom de usabilidade e facilidade de uso. A instalação do Windows XP em inglês, com o tradicional “Your computer might be at risk”, começa a parecer tosca em comparação.
Uma grande vantagem do Ubuntu e de outras distribuições Linux nos netbooks é a possibilidade de instalar facilmente o sistema usando um pendrive (https://www.hardware.com.br/dicas/ubuntu-pendrives.html), o que é também possível, mas bem mais complicado no XP.
A facilidade em instalar e reinstalar o sistema a partir do pendrive faz com que você acabe não sentindo tanta falta do drive óptico, a menos que queira assistir um VD, naturalmente. Nesse caso, você precisaria usar outros micros para ripar ou extrair a imagem e transferí-la para o Eee via rede.
Como a maioria das pessoas utiliza os netbooks para navegar e falar no Skype (diferente dos desktops, onde são muitas vezes usados aplicativos especializados), eles são o nicho em que a migração oferece mais vantagens. Outra opção é simplesmente fazer uma instalação em dual-boot, já que o HD magnético do 1000HA oferece espaço de sobra.
O chipset Intel 945GSE é bem suportado mesmo por distribuições relativamente antigas. Entretanto, uma distribuição de 2007 ou 2008 vai ter problemas em detectar a placa wireless (uma Atheros AR242x) e a placa de rede (uma Attansic L1e Gigabit), daí a necessidade de usar uma distribuição lançada nos últimos meses.
Caso esteja com problemas com relação à acentuação nos modelos com o teclado internacional, acesse o “Sistema > Preferências > Teclado” e defina o modelo como “PC (Intl) Genérico de 105 teclas” e a disposição como “EUA Internacional alternativo (antigo us_intl)”:
Deixe seu comentário