Compactação e criptografia

Para testar o desempenho dos processadores durante a compactação de dados, recorremos ao utilitário de compactação WinRAR. Usando a taxa de compactação máxima, arquivamos uma pasta com vários arquivos, somando 560 MB no total.

Muitos fatores afetam o desempenho do WinRAR: a frequência do clock, a quantidade de núcleos, o tamanho da memória cache etc. Com isso, os processadores de três núcleos e o Phenom II X2 – a única CPU do comparativo com um cache L3 grande – acabaram sendo líderes do teste.

O desempenho do processador durante a criptografia é avaliado com uma medição integrada de um utilitário de criptografia popular, o TrueCrypt. Ele não só consegue usar com eficácia todos os núcleos disponíveis em cada processador como também tem suporte a instruções AES especiais.

A criptografia é uma tarefa que pode ser paralelizada facilmente, portanto é absolutamente lógico que processadores de três núcleos com frequências de clock relativamente altas vençam aqui. Quantos aos resultados entre os participantes dual-core, o Athlon II X2 e o Phenom II X2 foram um pouco mais velozes do que seus concorrentes das séries Celeron e Pentium.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X