Codificação de áudio e vídeo

Usamos o utilitário Apple iTunes para testar a velocidade de codificação de áudio e vídeo. A operação converte o conteúdo de um CD no formato AAC. Observe que a peculiaridade típica deste utilitário é sua capacidade de utilizar apenas um par de núcleos de processador.

O Apple iTunes é outro aplicativo que favorece a arquitetura de CPUs da Intel. Aqui, todos os processadores Pentium venceram as CPUs Athlon II X2 e Phenom II X2. Porém, os processadores Celeron mais novos não conseguem repetir o sucesso de seus irmãos mais velhos por causa do cache L2, que é pequeno demais.

Para medir a velocidade com a qual os participantes do teste codificam vídeo para o formato H.264, usamos a medição x264 HD Benchmark. O vídeo original era MPEG-2, com resolução de 720p e taxa de bits de 4 Mbps. Os resultados deste teste têm uma aplicação real muito boa, porque o codec x264 também é parte de vários utilitários de codificação, como HandBrake, MeGUI, VirtualDub e outros.

Como em qualquer outro aplicativo otimizado para arquiteturas de núcleos múltiplos, os processadores Athlon II X3 de núcleo triplo mostraram os melhores resultados entre os processadores de baixo custo nos testes de codificação de vídeo. Todos os outros participantes do teste se classificam de acordo com o preço. A única exceção é o Pentium G6950 LGA1156, que perde para CPUs Pentium LGA775 de custo consideravelmente inferior.

O desempenho no Adobe Premiere Pro é determinado pelo tempo necessário para renderizar um projeto Blu-ray com vídeo HDV 1080p25 para o formato H.264 e aplicar efeitos especiais diversos.

Os resultados obtidos durante a codificação de vídeo no Adobe Media Encoder não diferem muito do que vimos nos testes de x.264. No entanto, desta vez os processadores AMD melhoraram seus resultados, e o Pentium mais rápido só consegue alcançar o Athlon II X2 255.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X