Compactação e criptografia

Para testar o desempenho dos processadores durante a compactação de dados, recorremos ao utilitário de compactação WinRAR. Usando a taxa de compactação máxima, compactamos uma pasta com vários arquivos, somando 560 MB no total.

Muitos fatores afetam o desempenho do WinRAR: a taxa de clock da CPU, a quantidade de núcleos de CPU, a memória cache etc. Porém, desta vez o diagrama é bem simples. Temos os modelos LGA1366 no topo, os LGA1156 quad-core no meio e o LGA775 quad-core no fundo. Só ficamos desapontados em ver que o Phenom II X6 só conseguia superar seus rivais dual-core.

O desempenho do processador durante a criptografia é avaliado com uma medição integrada de um utilitário de criptografia popular, o TrueCrypt. Ele não só consegue usar com eficácia todos os núcleos disponíveis em cada processador como também tem suporte a instruções AES especiais.

A criptografia pode ser paralelizada facilmente, e portanto os processadores six-core da AMD e da Intel assumem a ponta. Os processadores Intel são mais rápidos, graças à sua arquitetura mais avançada e ao suporte ao conjunto de instruções AES.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X