Instalando programas

Apesar da interface mascarar a complexidade do sistema, oferecendo um ambiente amigável, você pode ter acesso ao apt-get, aos comandos de modo texto e aos arquivos de configuração, como em qualquer outra distribuição Linux através do terminal. Você não encontrará um atalho para ele em nenhum ponto da interface. Para acessá-lo, use o atalho CTRL+ALT+T.

Para se logar como root, use o comando:

$ sudo su

Em seguida, abra o arquivo “/etc/apt/sources.list” usando o nano (o único editor de textos que vem instalado por padrão):

# nano /etc/apt/sources.list

Adicione as 4 linhas abaixo no início do arquivo para adicionar os repositórios do Xandros 4, combinados com os repositórios que contém pacotes específicos para o Eee:

deb http://xnv4.xandros.com/xs2.0/upkg-srv2 etch main contrib non-free
deb http://dccamirror.xandros.com/dccri/ dccri-3.0 main
deb http://www.geekconnection.org/ xandros4 main
deb http://download.tuxfamily.org/eeepcrepos/ p701 main etch

A dica é que você pode colar o texto selecionando-o usando o mouse e colar dentro da janela do terminal pressionando simultaneamente os dois botões do mouse:

index_html_5dad86ba

Para salvar, pressione “Ctrl + O” (seguido de um Enter para confirmar) e para sair, pressione “Ctrl + X“.

A partir daí, você pode rodar o “apt-get update” para atualizar a lista dos pacotes e passar a instalar os programas desejados usando o apt-get, como em:

# apt-get update
# apt-get install ssh

index_html_m58663ba5

Se preferir, você pode fazer a configuração dos repositórios e a instalação dos pacotes através do Synaptic que, embora não apareça entre os atalhos na interface, vem instalado por padrão. Basta chamá-lo através do terminal:

$ sudo synaptic

index_html_m2b832605

Depois de adicionar os repositórios o sistema de comporta como outras distribuições derivadas do Debian, com acesso a basicamente os mesmos pacotes. Isso permite que você personalize o sistema de forma mais extensiva, adicionando os softwares que está acostumado a usar, ou até mesmo substituindo o ambiente gráfico do sistema. A principal limitação é o espaço em disco, já que temos disponíveis apenas 4 GB, compartilhados entre a partição do sistema, programas adicionais e arquivos salvos.

Uma sugestão é que você use um cartão SD para salvar seus arquivos, deixando-o permanentemente instalado no leitor, liberando a unidade de armazenamento interna para instalar programas adicionais. Usar um cartão tem a vantagem adicional de facilitar a troca de arquivos entre o Eee e o seu PC de trabalho, já que basta remover o cartão.

index_html_24a39c6b

É importante notar que apesar de ser derivado do Debian, o Xandros é um fork, que utiliza repositórios separados, cujos pacotes não são necessariamente compatíveis com os pacotes originais, assim como no caso do Ubuntu. Com isso, embora você possa adicionar os repositórios do Debian, ou mesmo os do Ubuntu, você mais cedo ou mais tarde acabará tendo problemas de dependências e instalações quebradas. Daí a recomendação de utilizar apenas os repositórios do Xandros e outros repositórios com pacotes específicos para o Eee.

Caso em algum ponto o gerenciador de pacotes travar por causa da instalação mal-sucedida de algum pacote, use os comandos abaixo para forçar a remoção e concluir a configuração de qualquer pacote cuja instalação esteja pendente:

$ sudo apt-get -f install
$ sudo dpkg –configure -a

Um bom link para se manter informado sobre novos repositórios e alterações nos links que incluí a pouco é o http://wiki.eeeuser.com/addingxandrosrepos

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X