Interface

O Eee utiliza uma versão personalizada do Xandros, que inclui uma interface personalizada (Easy Mode), onde os aplicativos são organizados em tabs, com ícones grandes. Isso torna a interface mais simples de usar, facilitando as coisas para quem quer apenas navegar e rodar o OpenOffice, sem entrar em detalhes sobre a configuração do sistema. Naturalmente, é possível desativar a interface simplificada e ter acesso à interface completa do KDE (Advanced Mode), como veremos em detalhes a seguir.

Vamos começar com uma série de screenshots da interface padrão:

index_html_m41d3491c

A suíte de escritório padrão é o OpenOffice, que apesar de demorar 7 segundos para carregar, roda bem no Eee, apesar do pouco poder de processamento. Entretanto, como o Eee tem apenas 512 MB de RAM e não usa memória swap, o sistema fica rapidamente sem memória ao tentar editar documentos muito grandes e com muitas imagens, o que faz o OpenOffice ficar muito lento, ou até travar. Entretanto, se você pretende apenas editar documentos leves, a configuração é suficiente.

index_html_m6ad977ba

Apesar da interface lembrar um pouco uma instalação do Gnome, pela presença das barra superior, ela é inteiramente baseada no KDE.

index_html_m34ab685b

O player de vídeo padrão é o SMPlayer, baseado no Mplayer, que possui um conjunto irritante de bugs. Você pode substituí-lo pelo VLC, ou mesmo pelo Kaffeine adicionando os repositórios do Xandros, como veremos a seguir. O player de áudio padrão é o Amarok.

index_html_275ef4f3

O ícone “Desktop Mode” permite ajustar a resolução de tela. Apesar do Eee utilizar uma tela de 800×480, você pode usar até 1280×1024 ao usar um monitor externo.

index_html_6d43e693

Navegar usando o Firefox a 800×480 não é muito confortável, pois você precisa usar bastante scroll horizontal. Você pode minimizar o problema escondendo a barra de status e pressionando F11 para colocá-lo em modo de tecla cheia.

index_html_38d1c920

O OpenOffice é configurado para usar fontes de tela consideravelmente menores que o padrão. Isso melhora o aproveitamento do espaço:

index_html_906db83

No primeiro boot você tem a chance de escolher o layout do teclado, mas na versão em inglês não existe a opção de usar o layout “US International with deadkeys” que seria o layout correto para conseguir suporte a acentuação em um teclado padrão americano. Em vez disso, é preciso se conformar com o “English/Internacional” e corrigir a acentuação manualmente mais tarde.

Para isso, depois de concluído o wizard, clique com o botão direito sobre o botão “Input Method” (ao lado do ícone do auto falante na barra de tarefas) e acesse a opção “SCSIM Setup:

index_html_m2048e0a0

Dentro do menu, acesse a opção “FrontEnd > Global Setup”, escolha a opção “Portuguese (Brazil US accents)” na opção “Keyboard Layout” e marque a opção “Share the same input method among all applications”:

index_html_6057a01b

Clique em seguida no botão “…” ao lado do campo “Trigger” e, na janela seguinte, clique na opção “Delete” para remover o atalho mapeado à sequência Ctrl+Espaço. De volta à tela principal, clique no “Apply” e “Ok” para sair.

index_html_m747b834f

Para que as alterações sejam aplicadas a todos os aplicativos, é necessário reiniciar o ambiente gráfico, pressionando Ctrl+Alt+Backspace.

Se você chegou a configurar a conexão wireless antes de reiniciar o modo gráfico, vai perceber que ela deixará de funcionar depois dele. Para que a configuração passe a ser persistente, clique com o botão direito sobre o ícone da conexão wireless na barra de tarefas e, nas propriedades da conexão wireless, configure a opção “Start mode” como “On Boot”:

index_html_747b31f7

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X